Pular para o conteúdo principal

Escrevendo Aventuras - O Método do Funil.

Escrever aventuras, é uma das tarefas mais divertidas que um mestre de RPG tem, mas isso não torna uma tarefa mais simples, já que toma tempo, mapear uma dungeon, definir os npc's, o tesouro e o xp que cada jogador terá no final da aventura ( se sobreviver a ela é claro). Tudo isso sem torná-la fácil demais, mantendo a medida exata de desafios e recompensas para os jogadores. É lógico que existem aventuras prontas, tabela e geradores randômicos de todos os tipos, tabelas pré-determinadas para praticamente qualquer coisa, mas nada disso diminui a pressão de que o mestre tem que ser criativo na hora de desenvolver uma aventura. 

A saída nessas horas é ser o mais simples possível, ir simplificando os elementos da futura aventura, mantendo o foco na criatividade necessária para amarrar todos os elementos. Nessas horas é preciso ir refinando e "afunilando" as ideias. Pra isso o Método do Funil.



Passo 1: Objetivo.


Escreva uma sentença objetiva para seus jogadores cumprirem. Resista a tentação de complicar demais. Comece a sentença com um verbo.

Ex: Entregar e vender 200 toneladas de livros para um comprador em outro reino.

Passo 2: Obstáculos


Não é preciso de nenhum estudo cientifico para comprovar que quando os jogadores simplesmente "entram lá e vencem" não tem nada de divertido. O importante nessas horas é o conflito. Faça várias anotações, coisas que podem começar entre os jogadores e traçar uma relação entre o objetivo anterior. Não seja muito crítico, até mesmo as ideias mais absurdas podem funcionar. 
Ex:

  1.  Saqueadores
  2. Alfandega
  3. Os livros são contrabandeados
  4. Não existe comprador, ou existe mais de um.
  5. Os bárbaros não gostam de livros


Passo 3: Detalhes.


Aqui é o onde o trabalho realmente começa a acontecer. Aqui é a hora de rever o que foi escrito anteriormente e começar a esboçar os detalhes, da maneira que você imaginou, tudo que acrescenta a trama, ao objetivo, os adversários os ao mundo da campanha surge aqui. Você verá que as coisas começam a se encaixar, e se alguma outra ideia surgir e parece brilhante, não deixe de anotá-la.

Ex:
  1. Existem menos fiscais e guardas na alfandega devido a uma epidemia,
  2. A carga é contrabandeada e quando os boatos correm no submundo, duas facções se prontificam a aparecer para comprar a carga. Ambos os lados vem bem preparado, com  mercenários. Os jogadores DEVE, negociar com um dos lados.
  3. Após uma rápida mas sangrenta guerra civil, o reino se encontra num regime fascista. Os livros que os jogadores trazem são considerados literatura subversiva.
  4. A real intenção dessa entrega não são os livros, mas sim um artefato que está escondia no meio dos livros.
Caso comece a superaquecer com uma quantidade de ideias para desenvolver um plot ou outro. Pegue essa ideia e comece a desenvolve-lá em separado, estabelecendo metas menores ( objetivo, obstaculo, detalhes). Esse sub-plot, não precisa se tornar o foco principal da aventura ou do cenário, mas seria sempre bom ter uma saída quando os jogadores decidirem fazer algo que não estava previsto na aventura.

Ex: 

Objetivo: Descobrir o que é o artefato que estava escondido em meio aos livros.

Obstáculos:
  1. Existem uma sociedade secreta interessada no artefato
  2. Os jogadores precisam forjar os papéis da entrega
  3. Alguém tenta roubar o artefato enquanto ele ainda está escondido em meio aos livros.
  4. A entrega de tantos livros está sendo assistida de perto pelas autoridades.
Detalhes.
  1.  Os membros dessa sociedade secreta, utilizam armas com encantamentos profanos.
  2. O ladrão que tentou roubar o artefato, planeja destruí-lo antes que ele caia em mãos erradas
  3. Etc...
Novamente, tome cuidado com o super detalhismo, deixe lacunas a serem preenchidas durante a sessão de jogo. O Método do Funil serve apenas para dar um alicerce, um ponto de partida.

Passo 4 : Assistência e Recompensas. ( Opcional)


Toda e qualquer coisa que possa acontecer para os jogadores, que pode ou não ter relação com a história principal. Mas continue evitando acrescentar detalhes demais. 

Ex: Na história que está se desenvolvendo acima , caso os jogadores fiquem presos na alfandega, devido a falta a burocracia e ausência dos documentos legais corretos, a tentativa de roubo do ladrão, pode dar a chance para eles escaparem e darem inicio a uma perseguição, que leva-os ao esconderijo dos rebeldes que lutam contra o regime fascista que impera na região.


Conclusão


As possibilidades não faltam e você sempre pode partir de um único encontro ou NPC para uma campanha épica dividida em vários atos, mas lembre-se que,  nem sempre você poderá utilizar tudo aquilo que escreveu, mas tudo bem , guarde as anotações, elas sempre podem dar origens a novos plots, aventuras ou campanhas. Se ficar engasgado em alguma parte, quebre a em partes menores (objetivo, obstaculo, detalhes) e vá utilizando o funil.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mecânicas de Combate Diferenciadas

Monstros únicos devem ter uma mecânica de combate única, ou uma condição especial para serem vencidos.  Boa parte do MMORPG Wordl of Warcraft gira em torno de lutas contra chefes com mecânicas de combate diferenciadas. Boa parte dessas lutas, perde um pouco do seu charme se for adaptada para uma mesma de RPG sem o devido cuidado ( talvez os mapas possam ser adaptados mais facilmente para um grid ao estilo do D&D 4ºed.). Ainda assim, o mestre tem deve ter cuidado. Em combates contra uma chefe no WOW, o jogo exige que um determinado grupo siga a risca uma determinada estratégia, o que não é problema algum no MMORPG, já que os jogadores podem tentar enfrentar o mesmo chefe quantas vezes forem necessárias. Mas isso não funcionada da mesma maneira na sessão de RPG. Não faça com que o chefe da masmorra tenha uma única forma de ser derrotado. De aos jogadores formas diversificadas para saírem vitoriosos e deixe espaço para soluções engenhosas e jogadores que pensem fora da ca

100 Itens Mágicos Menores.

Colher de Madeira. Entalhada com a runa que simboliza " comida". Quando inserida em materiais orgânicos ou semi-orgânicos (madeira, terra, sujeira) transforma em algo comestível, ainda que o sabor seja intragável. Amuleto da Esperança. O amuleto brilha com a luz de uma vela, mas apenas quando não existe outra fonte de luz. A luz indica vagamente a entrada da masmorra na qual o portador está. Se segurada com ambas as mãos, as mantem ligeiramente aquecidas. Moeda do orfão. Não pode ser girada se houver mortos-vivos invisíveis perto. Anel do Membro Aventureiro. Se colocado em um dos dedos da mão, o braço inteiro vai desaparecer e retornar depois de 24 horas. Role 1d10: 1- o braço retorna com uma tatuagem, 2- o braço retorna com um ferimento, 3 - retorna com outro anel, talvez um anel de noivado, 4- o braço volta mas o anel desaparece, 5-10 nada acontece. Tem um efeito semelhante se usado na perna. Pó do desaparecimento. Pode deixar os objetos invisíveis, mas o efeito é can

Desbravando os One-Shots: A Arte de uma Aventura em uma Sessão

  Bem-vindos, aventureiros, mestres e narradores de todas as terras! Hoje vamos explorar o emocionante mundo das aventuras one-shot, onde cada sessão é uma história completa, cheia de mistério, intriga e, é claro, muita ação! Você já se viu desejando uma dose rápida de emoção sem o compromisso de uma longa campanha? Ou talvez você seja um mestre que precisa de uma maneira de satisfazer o desejo de seus jogadores por aventura, mesmo quando o tempo é escasso. Bem, uma aventura one-shot pode ser a solução perfeita para você! O que é uma Aventura One-Shot? Como o nome sugere, uma aventura one-shot é uma história completa que pode ser jogada em uma única sessão de jogo. É como assistir a um filme emocionante, onde você entra na história, enfrenta desafios e mistérios, e sai com uma sensação de satisfação por ter completado uma jornada épica. Aventuras em Uma Noite Imagine uma noite cheia de suspense, ação e reviravoltas inesperadas. Essa é a essência de uma aventura one-shot jogada em uma ú