Postagens

Re-Skin: Transforme um Monstro em Dúzias — e Nunca Mais Fique Sem Desafios

Imagem
Todo mestre já passou por isso: a aventura está preparada, os encontros definidos... e você percebe que os jogadores já conhecem todos os monstros que colocou no caminho. Pior: eles sabem as fraquezas, ataques e até o quanto de dano a criatura aguenta. Foi para escapar dessa armadilha — e também para economizar tempo — que aprendi um truque valioso:  o reskin . O que é ReSkin? Reskin ( ou “nova pele” ) é a prática de pegar um monstro pronto,  manter sua ficha , mas  mudar a aparência, o contexto e um ou dois detalhes mecânicos . Isso transforma a criatura em algo novo aos olhos dos jogadores, sem precisar criar tudo do zero. Funciona porque o jogador reconhece o inimigo pelo  padrão , não pelos números. Se mudar a pele e o jeito de agir, o monstro vira outra coisa na narrativa. Como Fazer — Passo a Passo Escolha a base certa Use uma ficha que represente o papel que quer para o inimigo. Ignore a aparência original — concentre-se nos atributos e habilidades. Vá além da...

Oni & Ino — Guardiões do Bosque Esquecido

Imagem
Ino e Oni Oni Nascida no vilarejo costeiro de Yorinaga, na longínqua Tamu-Ra, Oni, cujo nome de batismo se perdeu, sempre foi diferente. O cabelo branco e o chifre vermelho despontaram quando ela tinha apenas cinco anos — sinais claros de que fora tocada pela Tormenta , a tempestade rubra que corrompe e transforma tudo o que encontra. Enquanto outros tocados enlouquecem ou se tornam monstros, Oni manteve a alma pura e curiosa de uma criança. Apesar da corrupção latente da tempestade rubra, Oni possui um afinidade com os espiritos, permitindo-lhe sentir as emoções das criaturas selvagens e até mesmo compreender sua linguagem de modo instintivo. Desde cedo, preferiu a companhia dos bichos e espíritos da floresta à dos humanos, que a olhavam com desconfiança. Adotada por um velho Shinkan (sacerdote) que cuidava de um pequeno templo no coração de um bosque sagrado, Oni aprendeu a honrar os espíritos da natureza, a preparar talismãs e a purificar fontes corrompidas. Quando o velho mestre...

A Ilha dos Dois Deuses

Imagem
 Uma aventura de fantasia com dilema moral inevitável Resumo da Aventura Os personagens chegam à isolada Ilha de Marak’Tuun , dividida há séculos entre duas tribos rivais: os guerreiros de Kael-Shar e os marinheiros de Lunavra . No coração da ilha, o Monte Sangraal , um vulcão adormecido, guarda o segredo da rivalidade: dois Selos Divinos , um no Templo de Cinzas e outro no Templo do Véu . A ruptura de um selo direciona o poder destrutivo do vulcão contra a tribo rival. Se ambos forem rompidos, a ilha inteira será destruída. O dilema: Romper o selo rival para salvar sua tribo . Fazer nada e arriscar que o rival aja primeiro . Buscar um improvável pacto de confiança . Principais Facções Tribo Karuun (Sul) — Devotos de Kael-Shar Força: Guerreiros experientes, forjadores de armas. Líder: Chefe Vorak — veterano feroz, odeia Lunavra e seus devotos. Objetivo: Romper o selo inimigo antes que eles ataquem. Recursos: Arsenal militar, batalhões de elite, acesso r...

Tropos Narrativos Para Criar Urgência em Aventuras de RPG

Imagem
O Tempo Está Contra Você: Como Instaurar um Senso de Urgência em Suas Mesas de RPG Por que a pressão do relógio é a alma de uma grande aventura? Engajar jogadores e mantê-los imersos na narrativa é, talvez, o maior desafio de um mestre de RPG. Mundos detalhados,combates épicos e NPC's divertidos são a base, mas tudo isso vai pelo ralo se os jogadores param diante de uma porta trancada e ficam rolando vários testes, utilizando perícias que não tem relevância nenhuma,até descobrir uma forma de abrir aquela porta. Se você imaginou a cena da comitiva do Anel diante dos Portões de Moria enquanto Gandalf tenta descobrir a palavra secreta para abrir a porta, nós estamos na mesma página (ba dum tss). Perceba como essa cena seria tediosa, se de repente, o Vigia na água não atacasse. De repente, se havia duvida se deveriam ou não entrar me Moria, a cena faz com quem não reste mais dúvidas. Isso é o senso de urgência. Esse tal senso de urgência vai muito além de cronómetros no celular. Ele su...

10 Aventuras no Limite da Realidade

Imagem
  Ganchos de Aventura para Cenários de Fantasia Urbana Baseados em Urban Arcana O mundo mudou — e ninguém percebeu. Portais surgiram, criaturas surgiram das sombras e a magia acordou dentro do concreto. Poucos conseguem ver além do véu da realidade mundana. Esses poucos são os heróis de Urban Arcana. Este material foi adaptado do suplemento oficial Urban Arcana (d20 Modern), publicado pela Wizards of the Coast em 2003. Lá, um dos capítulos finais apresenta 10 ideias de aventura em formato breve — um verdadeiro gerador de inspiração para mestres que exploram fantasia urbana contemporânea. Aqui, traduzimos e expandimos essas ideias para que você possa usá-las de forma imediata em seu cenário ou sessão de RPG. Cada uma foi transformada em um pequeno esboço de aventura com contexto, complicações e possíveis reviravoltas.   Ganchos de Aventura  1. Dragão em Roubo de Carro-Forte Um banco é atacado por um assaltante solitário que parece ter cuspido fogo para abrir a blind...

AVENTURA: Superman & Quarteto Fantástico - Destruição Infinita

Imagem
  Origem: Um Crossover Inesperado O coração desta aventura é diretamente inspirado na aclamada HQ de 1999, Superman & Fantastic Four: The Infinite Destruction , escrita por Dan Jurgens e com arte de Art Thibert. Na história original, Superman recebe uma mensagem holográfica, supostamente enviada pelo seu pai, Jor-El, momentos antes da destruição de Krypton. A mensagem revela uma "verdade" chocante: Krypton não foi destruído por instabilidade geológica, mas sim "colhido" por Galactus, o Devorador de Mundos. Movido pela dor e por um desejo de justiça, Superman procura a ajuda do Quarteto Fantástico, percebendo a anomalia na mensagem e o perigo de um confronto entre dois dos seres mais poderosos do universo, mas antes que possam fazer algo o vilão Super Ciborgue ataca e durante a luta o Superman é capturado por uma sonda enviada por Galactus. O grande clímax revela que a mensagem era uma farsa. O verdadeiro vilão é o Cyborgue Superman (Hank Henshaw) , que forjou a ...