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A Cidade Engarrafada: Conceito e Ganchos.


Uma cidade encolhida junto com tudo que há nela até proporções minúsculas o suficiente para caber em uma garrafa ? Isso é ao mesmo tão absurdo e fantasioso que ganhou um espaço em muitas  das mídias da cultura moderna; A expansão de Magic the Gathering  Arabian Nights apresenta uma carta intitulada City in a Bottle, no desenho Superamigos em um determinado episódio  alienígenas visitavam a terra com um intuito de encolher uma cidade do meio-oeste americano e levá-la para seu planeta e as histórias em quadrinhos do selo DC apresentaram duas variações do mesmo mito; um nas história do Superman, com a cidade de Kandor e o outro pelo selo Vertigo ( ainda da DC) com a história do Sandman intitulada Ramadan , na qual um califa decide barganhar como  Morpheus para que sua cidade seja selada dentro deu uma garra e dure para sempre, a nossa saudosa Dragão Brasil apresentava na edição nº 85, em meio aqueles 50 ganchos para aventura , um que por si só já renderia uma campanha e por último mas não menos importante, na década de 1970 havia uma aventura escrita pelo próprio Gary Gygax, cuja história principal girava em torno de uma cidade engarrafada na qual habitavam seres místicos ( deuses, anjos e demônios).



Não só como um objeto fantástico, o conceito de "Cidade Engarrafada" pode surgir de diversas outras maneiras: comunidade que vive isolada do resto do mundo, sabendo ou não que existe um mudo lá fora. Essa forma de Cidade Engarrafada aparece em alguns filmes como A Ilha, Eon Flux, a Vila e o Show de Truman: o Show da vida.


Entrando agora me outro ponto, tão importante quanto a própria cidade na garrafa, antes de pensar em como usar a city in a bottle na sua aventura é mais importante definir o vilão por trás do plano e suas motivações. Será ele um mago com poderes que poderiam rivalizar com as divindades e que tem como passatempo "colecionar" civilizações e cidades de eras diferentes ? Ou talvez sejam comerciantes extra-planares que vendem as versões encolhidas das mais fabulosas cidades que encontram pelo multiverso ? Uma inteligência artificial que evoluiu além da sua programação e decidiu "proteger"  uma determinada população , isolando-a do restante do mundo ( uso de dimensões paralelas como a Zona Fantasma das histórias do Superman funcionam muito bem nesse caso). 

Os Ganchos.

1.Um Zoológico em Miniatura.



Apenas mais uma variação do mesmo tema, mas voltada para mesas em que existe um personagem que é o ultimo de sua raça ( seja ele o ultimo sayajin, ultimo kriptoniano ou ultimo mafagafo). Nesse caso o vilão não é exatamente maligno, ele só deseja preservar a vida do personagem do jogador, juntamente com outras centenas de forma de vida que estavam em extinção, colocando dentro de um habitat miniaturizado que simula as condições ideais para a rara espécie a qual ele pertence.


Desenvolvendo a ideia: Caberá aos demais invadir a fortaleza/nave/dimensão do vilão e salvá-lo, mas e todas os demais seres que se encontram presos lá também ? E se dentre todos esses seres existe um que pode ser considerado perigoso demais para ser liberto e por descuido dos jogadores escapar ?




2.Corrida contra o tempo.


A cidade onde os heróis vivem foi roubada, encolhida e guardada dentro de um receptáculo, talvez com o intuito de ser comercializada ou como uma forma de chantagear os jogadores, seja como for a transformação será irreversível dentro de algumas horas. Falhar significa muito mais do que alguns pontos de experiência a menos, significa a perda de entes queridos , a sua base secreta e todo o mundo como ele conhecia.

Desenvolvendo a ideia: Um vilão cósmico capaz de reunir os maiores adversários dos heróis e coloca-los em um jogo de vida ou morte é com toda certeza o antagonista mais clássico para essa ideia , principalmente se após os jogadores vencerem seus adversários no jogo o vilão tentar trapacear.


3.Da Frigideira para o Fogo.


Os jogadores nasceram e cresceram em uma "Cidade Engarrafada", ouviram desde cedo que haviam monstros e perigos indescritíveis lá fora. O exílio era o mesmo que a morte, mas por algum motivos eles precisam ir "lá fora". Seja por que as máquinas encarregadas de purificar a água deram problemas e alguém precisa ir buscar peças sobressalentes, seja por que eles foram incriminados e consequente exilados ou talvez por que a sociedade isolacionista na qual eles vivem se encontra corrupta e decadente e eles decidem junto com outros tentar a sorte além dos muros. Independente do motivo a questão é que o mundo além dos muros , é muito mais brutal e perigoso do que qualquer coisa para qual eles tenham se preparado.

Desenvolvendo a ideia: Após a jornada "lá e de volta outra vez", os jogadores pode voltar para seu antigo lar, sabendo agora muitos dos segredos que foram ocultados durante esses anos, sobre os lideres e a própria sociedade na qual viviam, tendo agora meios para  derrubar o sistema corrupto e tornarem-se os novos lideres, mas serão eles os novos tiranos ou instauradores de uma nova era de paz ?



Bônus: O gancho que apareceu na Dragão Brasil.




Pois bem, That's all folks! Espero que tenham gostado, seja você mestre ou jogador. Comente, compartilhe, elogie ( importante) ou critique ( mais importante ainda), por que de certa forma , você que se dispôs a ler também faz parte da tripulação do 3D&T a bordo. PS: Estou escrevendo tudo isso por que semana que vem o blog completa 1 ano de existência, e olha que achei que não fossem durar mais que algumas semanas.

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