Ganchos de Aventura: Ressurreição


Quando um personagem morre, todo o tempo investido em seu desenvolvimento pode parecer ir por água abaixo, e isso pode acontecer com uma única rolagem de dado. Seja por uma rolagem crítica do mestre, uma falha em algum teste ou uma escolha equivocada, a morte do personagem pode ser frustrante.

Para tornar a experiência de jogo mais divertida, a maioria dos sistemas possui uma magia autoexplicativa chamada "Ressurreição". Através de magia e rituais poderosos, os companheiros podem trazer o falecido de volta à vida.

No entanto, a Ressurreição não é algo que aconteça com frequência ou facilidade. Alguns grupos de jogadores precisam passar por diversas sessões buscando os segredos de como ressuscitar alguém que amam ou um personagem importante para o cenário da campanha. E quando os jogadores utilizam poderes além da vida e da morte, eles podem estar lidando com forças inimagináveis e sérias consequências. Tendo isso em mente, a jornada para ressuscitar um personagem jogador (PJ) ou não jogador (PNJ) pode render ótimos ganchos de aventura.


1. Isca e anzol

Um dos requisitos da ressurreição é que a alma precise querer retornar ao corpo. A ideia é que não se pode forçar alguém a voltar à vida se essa pessoa não desejar. Isso pressupõe que a alma ou essência do personagem em questão possui questões pendentes. Mas o que acontece se a alma não quer voltar e induz outra essência a ocupar seu lugar? Talvez um espírito oportunista pegue carona de volta para um novo corpo, junto com a alma original. E agora o corpo abriga duas almas lutando pelo controle, ou uma alma completamente estranha. Em qualquer circunstância, o conjurador, o grupo ou qualquer um que conheça o personagem ressuscitado perceberá que a alma habitando o corpo não é aquela que eles esperavam.


2. Um homem fora de seu tempo

Quando os jogadores estão sendo derrotados em uma guerra, alguém tem a ideia de ressuscitar um herói há muito tempo morto. Esse herói pode ser um gênio tático ou o único com conhecimento para usar um recurso que mudará os rumos da guerra e garantirá a vitória. Quando esse herói é ressuscitado, ele cumpre as expectativas e lidera os soldados à vitória, como esperado. Mas, uma vez que a batalha termine, ele percebe que está sozinho. Todos aqueles que ele conheceu em sua vida estão mortos. O que ele fará agora? Como reagirá? Se a batalha for a única coisa familiar para ele, será que ele iniciará outra guerra apenas para se sentir útil? Qualquer mestre que tenha lido os quadrinhos do Capitão América pode aprimorar esse gancho.


3. Ressuscitando nosso maior inimigo

Após uma longa e difícil campanha que eleva os jogadores de novatos a novas lendas contadas nas tavernas, eles finalmente derrotam seu maior inimigo. Embora celebrem o fato de que o vilão não machucará mais ninguém, descobrem algo terrível: eles precisam desesperadamente de uma informação que apenas o vilão possuía. Tentativas de obter essa informação usando magias de "falar com os mortos" são inúteis. Eles trarão o monstro de volta à vida para obter a informação, sabendo que não fazê-lo trará consequências devastadoras? Os jogadores farão isso? Que tipo de acordo farão uma vez que já tenham descoberto o que precisavam? O mestre deve ter em mente que personagens bondosos não devem ressuscitar o vilão e assassiná-lo logo em seguida. Sua primeira execução não foi uma punição adequada por seus crimes?


4. Ressurreição monstruosa

Os personagens recebem uma estranha mensagem após se envolverem com a ressurreição (um membro do grupo foi revivido, ou eles estão em uma missão para coletar os componentes necessários para reviver um PNJ importante). A mensagem pede que os jogadores se dirijam a uma área reclusa, fora da cidade. Se eles forem, encontram um dragão (ou outro monstro lendário). A criatura pede que os personagens ressuscitem seu parceiro, morto séculos antes. Ele se oferece para pagar qualquer recompensa em tesouros que os jogadores considerem justa. Fazer o que o dragão pede os deixaria em dívida com os personagens jogadores — isso é motivação suficiente para realizar o feitiço? Assumindo que a magia que o PJ conjurará seja de origem divina, sua divindade concederá tal pedido?


5. Quero minhas coisas de volta.

Conforme os jogadores avançam em níveis e poder, eles partem em numerosas aventuras e locais fantásticos, lutam contra muitos monstros e encontram muitos tesouros. Um dia, outro grupo de aventureiros encontra os PJs e pede de volta o que eles roubaram. Os PJs percebem que esses estranhos estão se referindo a itens mágicos específicos, que foram recuperados de covis. Os PNJ's explicam que esses itens pertenciam a eles antes que morressem. Então, eles foram ressuscitados e querem suas coisas de volta. E se esses personagens, que querem os itens de volta, possuírem ao seu lado o poder da lei, da realeza ou militar autorizando essa requisição?



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

100 Itens Mágicos Menores.

Mecânicas de Combate Únicas para Monstros em RPG

Tokens para Imprimir - Monstros.