Pular para o conteúdo principal

Mestres são o pior tipo de jogador?


 
Já disseram que os médicos são os piores pacientes; o mesmo acontece com os mestres. Eles são o pior tipo de jogador. Depois de mestrar por muito tempo, eles adquirem certos hábitos, típicos dos mestres, como verificar a iniciativa de cada um no combate, controlar as ações dos NPC’s e monstros, verificar se certas regras estão sendo cumpridas na mesa e basicamente, controlar todo o mundo de campanha. Mas quando eles deixam de lado a cadeira de mestre e voltam ao posto de jogador, eles podem encontrar algumas dificuldades e para os mestres novatos, isso pode ser um verdadeiro desastre.
Veja bem, não estamos dizendo aqui que os mestres são jogadores ruins. Alguns fazem essa transição de mestre para jogador de forma graciosa. Isso é acontece com frequência em grupos onde os jogadores se revezam para mestrar. Nos grupos onde apenas uma pessoa fica responsável pelas sessões por um longo período que causam problemas.
Embora esses mestres não causem esses problemas intencionalmente. Eles acreditam que estão ajudando o mestre, mas a verdade é que só pode existir um mestre de cada vez, e se você não está atrás do escudo, você não é o mestre, sinto muito.
Para fazer a transição de modo mais fácil, listamos algumas dicas logo abaixo. Lembre-se de encorajar qualquer mestre que esteja abdicando, mesmo que momentaneamente, dando oportunidade de outro para mestrar para o grupo.

Um exemplo positivo


Jogadores jovens e inexperientes vão olhar para você em busca de aprovação. Porque até bem pouco tempo, você era o mestre. Como mestre, você estava em uma posição de autoridade. Só por que você mudou o lugar onde você sentava, isso não te diminui diante dos demais jogadores.  Demonstre respeito pelo novo mestre, e os demais jogadores vão seguir o seu exemplo. Exemplifique todas as atitudes positivas que você espera dos demais jogadores quando está mestrando. Isso inclui coisas como: prestar atenção, mesmo quando não é seu turno de ação, manter anotada todas as informações pertinentes ao seu personagem na sua ficha, e saber o que está se passando no jogo quando chegar a sua vez.

Demonstre Criatividade


Se você é, ou foi o mestre, é de se esperar que você tenha alguma experiência. Coloque essa experiência jogando com seu personagem de uma forma criativa. Descreva suas ações e adicione detalhes que a maioria dos jogadores ignora. E quando se trata de roleplay, permaneça no personagem o máximo que conseguir. Pense fora da caixa e deixe a regra de ouro ser o seu guia. Expanda os limites do que você acha que seu personagem é capaz. Encoraje o mestre e os demais jogadores a dizer mais “Sim” do que “não” para as coisas que acontecem no jogo, mas lembre-se de não “roubar a cena” demais, e evite forçar a barra se o novo mestre disser que não permite algo. Lembre os demais jogadores que eles não limitados apenas ao que está escrito na ficha de personagem deles.

Encoraje a Participação


Com base em sua experiência como mestre, muitos dos jogadores vão colocar você como líder do grupo.  Em todo momento quando o grupo precisa tomar uma decisão, eles vão deixar você decidir ou pelo menos oferecer uma sugestão do que deve ser feito. Isso vai ser tentador e é uma parte do poder que o mestre desempenha, mas não faça isso! Quando o resto do grupo vier até você em busca de soluções, tente fazer com que eles se envolvam, ao invés de esperar uma resposta fácil ou solução rápida vinda de você. Quando as situações sociais exigirem, chame o personagem bardo ou paladino do grupo para resolver, quando for uma situação que exija força física, se volte para os bárbaros e guerreiros. Faça todo mundo se envolver e ter os seus 15 minutos de fama durante a sessão.

Garante uma transição suave


Seja polido e franco com o novo mestre antes de assumir seu lugar como jogador. Deixe bem claro, que se ele precisar de ajuda, você estará ali para ajudar. Também deixe claro que vai respeitar a autoridade dele como mestre e não vai bater de frente com ele. Essa pode ser uma conversa delicada, principalmente se não conhecer a fundo o jogador que passará a ser o mestre, ou se você acredita que ele não fará um trabalho tão bom quanto o que você fazia. Em qualquer um desses casos, mantenha os comentários negativos para você e faça uso da empatia. Essa conversa tem como principal objetivo, aumentar a confiança do novo mestre, o que vai fazer a experiência em mesa de jogo fluir melhor para todos, inclusive para você.

Não seja critico


            Todo mestre tem o seu próprio estilo de jogo. Alguns preferem o bom e velho hack’n slash, enquanto outro preferem enigmas e interpretação. Independente do estilo adotado pelo mestre que vai te substituir, não critique, mesmo que seja o total oposto do jeito que você joga. Você teve sua oportunidade de mestrar e provavelmente vai tê-la de novo em breve, até lá, sente para jogar e aproveite. Essa regra vale o dobro se for a primeira vez do novo mestre a frente de um grupo.

Tem um novo xerif...mestre na cidade.


Alguns jogadores mais experientes sofre um pouco ao abrir mão do cargo de mestre e voltam para a cadeira dos jogadores, ficando tentados a corrigir o novo mestre toda vez que ele fizer algo errado. Vamos começar do ponto: seu papel na mesa não é ser um advogado de regras, o seu papel é jogar com o seu personagem e se divertir com seus amigos. O único caso em que você deve “advogar” sobre uma regra é quando o novo mestre pedir sua opinião. A palavra do novo mestre é a lei, não a sua. Se algum erro crasso acontecer, considere falar em particular com o novo mestre, de preferência depois que o jogo terminar e não no meio da aventura, não na frente dos demais jogadores.

Ajude os Outros jogadores.


Se um dos outros jogadores não tem certeza ao certo de como funciona um de seus poderes, ou se ele se esquece dos detalhes sobre algum monstro, ajude-os. Você ainda é uma fonte de conhecimento de como o jogo funciona (mas cuidado com o metagame). Seja útil e auxilie os demais jogadores em mesa, mas tenha em mente que diante de uma regra ou situação questionável, a questão deve ser resolvida pelo mestre.

Lidere através do exemplo


Em alguns momentos, todo mestre vai criar expectativas ou ter esperanças que os jogadores venham a agir de uma certa maneira. Na maioria das vezes, isso não acontece porque eles não sabem qual a melhor forma de agir, as vezes pode ser porque eles não sabem que certas ideias podem funcionar. Quando você for o jogador, mostre isso a eles através da sua forma de jogar. Se os jogadores não veem o valor em certas habilidades, mostre a eles como fazê-las funcionar em jogo.

Crie um personagem único


Isso parece obvio, mas quantas vezes não vemos os jogadores jogando com os mesmos personagens estereotipados? O Elfo arqueiro, o halfling ladino, o anão clérigo e etc. Na maioria das vezes, essas raças são escolhidas por causa das mecânicas e combos que eles podem fornecer. Ir contra a maré e mostrar que não ter um personagem totalmente otimizado, não torna um personagem menos interessante, pode ser uma das coisas mais gratificantes que você pode fazer, estando do outro lado do escudo. Essas escolhas que fogem do padrão de cada raça e papel em combate, são o que dão os toques únicos em um personagem que pode ser tornar memorável.

Separe o conhecimento de mestre e o conhecimento de jogador


Não fique falando sobre os atributos dos monstros, o mapa, ou a aventura com os demais jogadores. A menos que o grupo faça boas rolagens para descobrir essas coisas, tudo isso deve ser de conhecimento apenas do mestre.

Se divirta!


Alguns jogadores levam RPG muito a sério. E provavelmente os que mais levam a sério, são os mestres. Tente não se ofender, respire fundo e se lembre que no fundo isso é só um jogo, e você deveria estar se divertindo. Faça o possível para criar um ambiente agradável, esteja você mestrando ou não. Se durante a aventura mestrada pelo novo mestre, você se irritar e perder a paciência, os demais jogadores vão fazer o mesmo.



TEXTO ORIGINAL: https://dungeonsmaster.com/2013/01/dms-are-the-worst-players/









Comentários

Mike Wevanne disse…
Quando era mais jovem eu tinha tendências a ser um jogador bem chato em algumas ocasiões... Acho que de repente o mestre pode pensar que estando como jogador e tendo uma visão mais ampla do jogo como um todo, ele pode ter a tendência de lidar com o mestre de igual para igual ao invés de gerenciar as limitações como jogador.

Hoje em dia eu sou bem mais tranquilo. Entendo bem a distinção entre os papéis de mestre de jogo e o de jogador para contribuir para uma boa partida.

As dicas da matéria são bem legais!

Postagens mais visitadas deste blog

Mecânicas de Combate Diferenciadas

Monstros únicos devem ter uma mecânica de combate única, ou uma condição especial para serem vencidos.  Boa parte do MMORPG Wordl of Warcraft gira em torno de lutas contra chefes com mecânicas de combate diferenciadas. Boa parte dessas lutas, perde um pouco do seu charme se for adaptada para uma mesma de RPG sem o devido cuidado ( talvez os mapas possam ser adaptados mais facilmente para um grid ao estilo do D&D 4ºed.). Ainda assim, o mestre tem deve ter cuidado. Em combates contra uma chefe no WOW, o jogo exige que um determinado grupo siga a risca uma determinada estratégia, o que não é problema algum no MMORPG, já que os jogadores podem tentar enfrentar o mesmo chefe quantas vezes forem necessárias. Mas isso não funcionada da mesma maneira na sessão de RPG. Não faça com que o chefe da masmorra tenha uma única forma de ser derrotado. De aos jogadores formas diversificadas para saírem vitoriosos e deixe espaço para soluções engenhosas e jogadores que pensem fora da ca

100 Itens Mágicos Menores.

Colher de Madeira. Entalhada com a runa que simboliza " comida". Quando inserida em materiais orgânicos ou semi-orgânicos (madeira, terra, sujeira) transforma em algo comestível, ainda que o sabor seja intragável. Amuleto da Esperança. O amuleto brilha com a luz de uma vela, mas apenas quando não existe outra fonte de luz. A luz indica vagamente a entrada da masmorra na qual o portador está. Se segurada com ambas as mãos, as mantem ligeiramente aquecidas. Moeda do orfão. Não pode ser girada se houver mortos-vivos invisíveis perto. Anel do Membro Aventureiro. Se colocado em um dos dedos da mão, o braço inteiro vai desaparecer e retornar depois de 24 horas. Role 1d10: 1- o braço retorna com uma tatuagem, 2- o braço retorna com um ferimento, 3 - retorna com outro anel, talvez um anel de noivado, 4- o braço volta mas o anel desaparece, 5-10 nada acontece. Tem um efeito semelhante se usado na perna. Pó do desaparecimento. Pode deixar os objetos invisíveis, mas o efeito é can

Desbravando os One-Shots: A Arte de uma Aventura em uma Sessão

  Bem-vindos, aventureiros, mestres e narradores de todas as terras! Hoje vamos explorar o emocionante mundo das aventuras one-shot, onde cada sessão é uma história completa, cheia de mistério, intriga e, é claro, muita ação! Você já se viu desejando uma dose rápida de emoção sem o compromisso de uma longa campanha? Ou talvez você seja um mestre que precisa de uma maneira de satisfazer o desejo de seus jogadores por aventura, mesmo quando o tempo é escasso. Bem, uma aventura one-shot pode ser a solução perfeita para você! O que é uma Aventura One-Shot? Como o nome sugere, uma aventura one-shot é uma história completa que pode ser jogada em uma única sessão de jogo. É como assistir a um filme emocionante, onde você entra na história, enfrenta desafios e mistérios, e sai com uma sensação de satisfação por ter completado uma jornada épica. Aventuras em Uma Noite Imagine uma noite cheia de suspense, ação e reviravoltas inesperadas. Essa é a essência de uma aventura one-shot jogada em uma ú