Mestres são o pior tipo de jogador?

 

Dizem que médicos são os piores pacientes, e o mesmo vale para mestres de RPG. Eles podem ser, surpreendentemente, o tipo de jogador mais "difícil" de se ter na mesa. Depois de passar muito tempo atrás do escudo, mestres adquirem certos hábitos: controlar a iniciativa de todos no combate, gerenciar as ações de NPCs e monstros, policiar o cumprimento de regras e, essencialmente, reger todo o mundo da campanha. Mas quando trocam a cadeira de mestre pela de jogador, esses hábitos podem gerar dificuldades — e para os mestres novatos, a transição pode ser um verdadeiro desastre.

Calma, não estamos dizendo que mestres são jogadores ruins! Muitos fazem essa transição de forma graciosa, especialmente em grupos onde os jogadores se revezam no papel de mestre. O desafio surge mais em grupos onde uma única pessoa conduz as sessões por um longo período.

É importante ressaltar que esses mestres não causam problemas intencionalmente. Eles realmente acreditam que estão ajudando o colega por trás do escudo. Mas a verdade é que só pode haver um mestre por vez, e se você não está com o escudo, você não é o mestre. Simples assim!

Para tornar essa transição mais fácil, listamos algumas dicas valiosas. E lembre-se: é fundamental encorajar qualquer mestre que esteja abrindo mão (mesmo que por um tempo) da sua posição para dar a outros a chance de conduzir o grupo!


Seja o Exemplo

Jogadores jovens e inexperientes, e até mesmo os mais antigos, podem olhar para você em busca de aprovação. Afinal, até pouco tempo, você era o mestre e estava em uma posição de autoridade. Mudar de cadeira não diminui sua presença diante dos demais jogadores! Demonstre respeito pelo novo mestre, e o resto do grupo seguirá seu exemplo. Pratique as atitudes positivas que você espera dos seus jogadores quando está mestrando: preste atenção mesmo fora do seu turno, mantenha as informações pertinentes ao seu personagem anotadas na ficha e saiba o que está acontecendo no jogo quando chegar a sua vez.

Demonstre Criatividade

Como ex-mestre (ou ainda mestre!), você tem experiência de sobra. Use-a para jogar com seu personagem de forma criativa! Descreva suas ações com detalhes que muitos jogadores ignoram e, no roleplay, permaneça no personagem o máximo que puder. Pense fora da caixa e deixe a "regra de ouro" ser seu guia. Expanda os limites do que seu personagem é capaz de fazer. Incentive o mestre e os outros jogadores a dizerem mais "Sim" do que "Não" às coisas que acontecem no jogo. Mas atenção: não "roube a cena" em excesso e evite forçar a barra se o novo mestre não permitir algo. E lembre seus colegas de mesa: eles não estão limitados apenas ao que está escrito na ficha de personagem!

Encoraje a Participação

Devido à sua experiência como mestre, muitos jogadores podem naturalmente vê-lo como o líder do grupo. Sempre que uma decisão precisar ser tomada, eles podem deixar você decidir ou pedir sua sugestão. Será tentador, afinal, essa é uma parte do poder que o mestre exerce. Mas não caia nessa! Quando o grupo buscar soluções em você, incentive-os a se envolverem, em vez de oferecer uma resposta ou solução rápida. Se a situação exigir interação social, chame o bardo ou paladino do grupo para a ação. Se a força física for necessária, vire-se para os bárbaros e guerreiros. Faça com que todos se envolvam e tenham seus "15 minutos de fama" durante a sessão!

O Diálogo da Transição

Antes de assumir seu lugar como jogador, converse com o novo mestre de forma educada e franca. Deixe claro que você estará ali para ajudar, caso ele precise. Reafirme também que você respeitará a autoridade dele como mestre e não o confrontará. Essa pode ser uma conversa delicada, especialmente se você não conhece bem o jogador que assumirá o posto ou se, por algum motivo, acredita que ele não fará um trabalho tão bom quanto o seu. Em qualquer um desses cenários, guarde os comentários negativos para si e use a empatia. O principal objetivo dessa conversa é aumentar a confiança do novo mestre, o que fará com que a experiência na mesa flua melhor para todos, inclusive para você.

Não Seja Crítico

Cada mestre tem seu próprio estilo de jogo. Alguns preferem o bom e velho hack’n slash, enquanto outros priorizam enigmas e interpretação. Independentemente do estilo adotado pelo mestre que o substituirá, não critique – mesmo que seja o oposto do seu jeito de jogar. Você já teve sua chance de mestrar (e provavelmente terá de novo em breve!). Até lá, sente-se, jogue e divirta-se. Essa regra vale o dobro se for a primeira vez que o novo mestre está conduzindo um grupo.

Um Novo Mestre na Cidade

Jogadores mais experientes, especialmente os ex-mestres, às vezes sofrem um pouco ao deixar o "trono" e voltar para a cadeira de jogador. A tentação de corrigir o novo mestre a cada "erro" pode ser grande. Mas vamos ser claros: seu papel na mesa não é ser um advogado de regras. Seu papel é jogar com seu personagem e se divertir com seus amigos! O único momento em que você deve "advogar" por uma regra é se o novo mestre pedir sua opinião. A palavra do mestre é a lei na mesa, não a sua. Se um erro grave acontecer, considere conversar em particular com o mestre, de preferência depois que a sessão terminar, e nunca no meio da aventura ou na frente dos outros jogadores.

Ajude os Outros Jogadores

Se outro jogador estiver em dúvida sobre como funciona um de seus poderes ou esquecer os detalhes de um monstro, ajude-o! Você continua sendo uma fonte de conhecimento sobre o jogo (mas cuidado com o metagame!). Seja prestativo e auxilie os demais jogadores na mesa, mas lembre-se: diante de uma regra ou situação questionável, a palavra final é sempre do mestre.

Lidere Através do Exemplo

Em algum momento, todo mestre cria expectativas ou espera que os jogadores ajam de certa maneira. Muitas vezes, isso não acontece porque os jogadores não sabem qual a melhor forma de agir, ou não percebem que certas ideias podem funcionar. Quando você for o jogador, mostre-lhes o caminho com seu próprio exemplo! Se eles não veem o valor em certas habilidades, demonstre como fazê-las funcionar na prática durante o jogo.

Crie um Personagem Único

Pode parecer óbvio, mas quantas vezes vemos jogadores com os mesmos personagens estereotipados? O elfo arqueiro, o halfling ladino, o anão clérigo... Geralmente, essas escolhas de raça e classe são por conta das mecânicas e "combos" que podem oferecer. Ir contra a corrente e mostrar que um personagem não precisa ser totalmente otimizado para ser interessante pode ser uma das coisas mais gratificantes que você pode fazer, agora do outro lado do escudo. São essas escolhas que fogem do padrão de raça e papel em combate que dão os toques únicos e tornam um personagem memorável!

Separe o Conhecimento de Mestre e o Conhecimento de Jogador

Não fale sobre os atributos dos monstros, o mapa ou detalhes da aventura com os outros jogadores. A menos que o grupo faça boas rolagens para descobrir essas informações, tudo isso deve ser conhecimento exclusivo do mestre.

Se Divirta!

Alguns jogadores levam o RPG muito a sério. E, honestamente, os mestres são os que mais tendem a fazer isso! Tente não se ofender, respire fundo e lembre-se: no fundo, isso é só um jogo e você deveria estar se divertindo. Faça o possível para criar um ambiente agradável, esteja você mestrando ou não. Se durante a aventura conduzida pelo novo mestre você se irritar e perder a paciência, é provável que os outros jogadores sigam seu exemplo.








Comentários

Mike Wevanne disse…
Quando era mais jovem eu tinha tendências a ser um jogador bem chato em algumas ocasiões... Acho que de repente o mestre pode pensar que estando como jogador e tendo uma visão mais ampla do jogo como um todo, ele pode ter a tendência de lidar com o mestre de igual para igual ao invés de gerenciar as limitações como jogador.

Hoje em dia eu sou bem mais tranquilo. Entendo bem a distinção entre os papéis de mestre de jogo e o de jogador para contribuir para uma boa partida.

As dicas da matéria são bem legais!

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