Pular para o conteúdo principal

Por Masmorras com mais Diversidade

 Quando se trata de ambientes totalmente fechados, como uma masmorra, o mestre usar monstros mortos-vivos faz sentido, já que a maioria das outras criaturas morreriam de fome muito antes que os aventureiros entrassem ali para procurar por tesouros. Mas é só isso?


Compreendendo o Local

Os monstros escolhidos para povoar uma masmorra tem que fazer sentido com base na localização da masmorra. Se a masmorra estava selada a anos, não dá para simplesmente escolher um monte de mosntros randômicos em uma tabela para povar as salas e criar os encontros. Por isso muitas vezes, usar mortos-vivos é mais fácil. Eles não comem e não respiram, então podem estar em qualquer lugar, mas nisso não faz deles a única escolha possível.


Construtos

Golens, gárgulas e estáturas animadas. Em muitos casos um construto é feito para desempenhar uma função específica. Essas funções podem tanto ser perigosas, repetitivas ou entendiantes demais para o criador. Ser criado para ser o guardião de uma tumba certamente cai nas categoria de tarefa perigosoa e entendiante simultaneamente. Construtos sem inteligência vão apenas desempenhar as tarefas para as quais eles foram designados sem questionar, mas um constuto com inteligência talvez tenha um propósito maior do que guardar uma masmorra. É importante que o mestre determina o por quê o construto está guardando a masmorra. Estaria ele atrelado a algum juramento de lealdade ou encantamento? Ele está preso aqui e incapaz de sair por seus próprios meios? Talvez alguém não conseguiu destruí-lo e o selou dentro da masmorra, deixando para que aqueles que invadissem o local tivessem que lidar com ele.



Criaturas Extraplanar

Se tratando especificamente de demonios e diabos. Embora eles precisem se alimentar, podem passar longos períodos sem comer. Como normalmente elas não são criaturas nativas , é sempre preciso de uma boa razão para elas estarem ali dentro da masmorra. Talvez um mago louco tenha invocado alguns deles, prendendo-os em alguma sala especifica? O que esses seres precisam para se libertar? Conhecer e compreender as motivações do monstro sempre ajuda quando é preciso pensar em estratégias e tatícas para usá-los em combate.


Elementais

São uma excelente escolha para preencher um ambiente totalmente isolado. Eles não comem, não respiram e não envelhecem. Com exceção de Elementais do fogo, os da terra, ar e água podem se disfarçar facilmente dentro masmorra sem chamar atenção dos jogadores. Eles também não tem a inteligência necessária para usar os itens mágicos que existem em um tesouro, sendo criatura de puro instinto.


Um ambiente nem tão isolado assim

Mesmo com as sugestões apresentadas acima, existem outras forma de se povoar uma masmorra que esteja selada. Você sempre pode trapacear um pouquinho e colocar monstros que fogem um pouco do que foi descrito assim, como uma forma de surpreender os seus jogadores com adversários diferentes.

É sempre possível que exista uma rachadura, ou túnel ou buraco em algum lugar da masmorra, por onde diferentes tipos de monstro podem entrar. Isso não abre possibilidades para centenas de monstros, mas vai dar um toque diferente e o mais importante, algo que pode pegar seus jogadores com a guarda-baixa.

Ameaças gosmentas

Partindo do ponto que existem rachaduras e infiltrações, isso abre uma possibilidade para criaturas amorfas. Oozes, cubos gelationoso, geléia ocre rondando por aí são sempre uma boa pedida. Existe também uma variedade de fungos que podem representar uma desafio para aventureiros que não esteja preparados para lidar com suas características peculiares.



Teleportadores

Criaturas que podem usar habilidades de teleporte podem entrar e sair de uma masmorra, mesmo que ela esteja selada. Um bando de criaturas feéricas, com os eladrin, pode usar algumas das salas da masmorra como quartel general, mas são incapazes de acessar áreas mais profundas da masmorra devido a limitações mágicas.

Portais Mágicos

Esses são a solução mais preguiçosa, mas ainda assim podem dar o toque especial em uma masmorra que estava selada nos últimos anos ou séculos.  O mais interessante é que ela funciona em duas mãos, tanto para ir como para vir e talvez a forma mais cruel que um mestre pode utilizar portais mágicos e usando-os como armadilhas. Imagine uma sala que teleporta o grupo aleatoriamente para outras salas, ou teleporta para o covil de um observador que aguarda ansiosamente por sua próxima vitima.

Rios Caudalosos, Lagos Sinistros

Rios subterrâneos e lagos profundos são também boas pedidas para justificar o aparecimento de monstros que parecem não condizer com o resto do ecosistema da masmorra. Lembre do Vigia em Moria. Uma masmorra povoada por orcs e trolls e de repente aparece uma criatura que parece saída de uma história de HP Lovecraft.
Como no exemplo das criaturas feéricas citadas aí em cima, uma criatura anfíbio ou aquática pode estar restrita apenas a alguns setores da masmorra que habitam. 



Abrace e aceite o incomum

Na próxima vez que estiver criando uma masmorra, tumba ou outro ambiente completamente isolado para seus personagens  jogadores explorarem não vá na escolha mais fácil que são os esqueletos, zumbins e afins... Você pode se apoiar em um dos exemplos citados aqui para criar uma masmorra mais diversa e ainda assim crível. 
E não estamos dizendo para abandonar os mortos-vivos para sempre. Uma batalha contra esqueletos que voltam a vida ou uma hora de zumbis é sempre divertido e dá a chance para aquele personagem clérigo brilhar , as vezes, literalmente.
Por isso, mantenha em mente alternativas divertidas e variadas e você vai ver como povoar uma  masmorra fica mais divertido, para você e para os seus jogadores, que não vão enfrentar um culto maligno de necromantes e mortos-vivos pela quinta vez esse mês.







Comentários

masmorras são muito importantes, infelizmente muita gente só faz um labirinto, claro que não precisamos colocar uma grande ambientação em cada porão que se vai invadir, contudo masmorras bem construídas costumam ser lembradas, gostei das observações

Postagens mais visitadas deste blog

Mecânicas de Combate Diferenciadas

Monstros únicos devem ter uma mecânica de combate única, ou uma condição especial para serem vencidos.  Boa parte do MMORPG Wordl of Warcraft gira em torno de lutas contra chefes com mecânicas de combate diferenciadas. Boa parte dessas lutas, perde um pouco do seu charme se for adaptada para uma mesma de RPG sem o devido cuidado ( talvez os mapas possam ser adaptados mais facilmente para um grid ao estilo do D&D 4ºed.). Ainda assim, o mestre tem deve ter cuidado. Em combates contra uma chefe no WOW, o jogo exige que um determinado grupo siga a risca uma determinada estratégia, o que não é problema algum no MMORPG, já que os jogadores podem tentar enfrentar o mesmo chefe quantas vezes forem necessárias. Mas isso não funcionada da mesma maneira na sessão de RPG. Não faça com que o chefe da masmorra tenha uma única forma de ser derrotado. De aos jogadores formas diversificadas para saírem vitoriosos e deixe espaço para soluções engenhosas e jogadores que pensem fora da ca

100 Itens Mágicos Menores.

Colher de Madeira. Entalhada com a runa que simboliza " comida". Quando inserida em materiais orgânicos ou semi-orgânicos (madeira, terra, sujeira) transforma em algo comestível, ainda que o sabor seja intragável. Amuleto da Esperança. O amuleto brilha com a luz de uma vela, mas apenas quando não existe outra fonte de luz. A luz indica vagamente a entrada da masmorra na qual o portador está. Se segurada com ambas as mãos, as mantem ligeiramente aquecidas. Moeda do orfão. Não pode ser girada se houver mortos-vivos invisíveis perto. Anel do Membro Aventureiro. Se colocado em um dos dedos da mão, o braço inteiro vai desaparecer e retornar depois de 24 horas. Role 1d10: 1- o braço retorna com uma tatuagem, 2- o braço retorna com um ferimento, 3 - retorna com outro anel, talvez um anel de noivado, 4- o braço volta mas o anel desaparece, 5-10 nada acontece. Tem um efeito semelhante se usado na perna. Pó do desaparecimento. Pode deixar os objetos invisíveis, mas o efeito é can

Desbravando os One-Shots: A Arte de uma Aventura em uma Sessão

  Bem-vindos, aventureiros, mestres e narradores de todas as terras! Hoje vamos explorar o emocionante mundo das aventuras one-shot, onde cada sessão é uma história completa, cheia de mistério, intriga e, é claro, muita ação! Você já se viu desejando uma dose rápida de emoção sem o compromisso de uma longa campanha? Ou talvez você seja um mestre que precisa de uma maneira de satisfazer o desejo de seus jogadores por aventura, mesmo quando o tempo é escasso. Bem, uma aventura one-shot pode ser a solução perfeita para você! O que é uma Aventura One-Shot? Como o nome sugere, uma aventura one-shot é uma história completa que pode ser jogada em uma única sessão de jogo. É como assistir a um filme emocionante, onde você entra na história, enfrenta desafios e mistérios, e sai com uma sensação de satisfação por ter completado uma jornada épica. Aventuras em Uma Noite Imagine uma noite cheia de suspense, ação e reviravoltas inesperadas. Essa é a essência de uma aventura one-shot jogada em uma ú