Ganchos de Aventura: Yuan-Ti
![]() |
william-d-menossi-wdmenossi-ikkph-7ad2eebh1ge-p-o-yuan-ti-sacerdotiza |
Algumas das criaturas que mais aparecem em cenários de D&D são os Yuan-Ti. Servos de um deus-cobra, eles às vezes raptam pessoas para infectá-las com características ofidianas. Nos ranques do culto, quanto mais devoto o indivíduo é, mais monstruoso e ofídio se torna. Isso cria uma dicotomia interessante entre os Yuan-Ti que se tornaram assim por escolha e aqueles que foram raptados pelo culto e agora não têm outra opção.
Além disso, existe uma grande variedade em D&D, Pathfinder e outros RPGs com criaturas relacionadas a cobras e ao povo-cobra, como medusas, basiliscos, e até mesmo alguns dragões que podem estar associados ao culto. Rechear uma masmorra, então, se torna relativamente mais fácil. Se o que faltam são ganchos sinuosos relacionados a essas criaturas, agora não faltam mais.
Ganchos de Aventura
A Cobra na Grama
Enquanto montam acampamento, o grupo é atacado por uma quantidade não natural de cobras, e um (ou mais) dos personagens acaba sendo envenenado, precisando agora da ajuda de um druida para preparar o antídoto adequado. Pelo caminho, o grupo deve tentar rastrear as cobras e acaba se deparando com um templo aparentemente abandonado. As energias do templo atraem as cobras, causando um desequilíbrio no ecossistema local. Destruir o templo pode ser a melhor forma de impedir uma futura invasão Yuan-Ti.
Pela Luz do Sol
A cidade vizinha tem uma igreja muito proeminente dedicada ao Deus Sol (Pelor, Lathander, Ra, Azgher – faça sua escolha). Em uma cerimônia estranha, toda a cidade encerra suas atividades ao meio-dia todos os dias para ir até a montanha e se aquecer ao sol. Alguém no grupo com as perícias e os testes adequados pode reconhecer isso como um comportamento ofídico. Cabe ao mestre definir se são Yuan-Ti disfarçados de seres humanos, ou se são seres humanos que estão lentamente se transformando, influenciados pelos poderes psíquicos de uma abominação Yuan-Ti próxima.
Por Que a Masmorra É Tão Lisa?
É importante não cair na armadilha de fazer com que todas as masmorras tenham a mesma aparência. Se os personagens entram em um calabouço onde os túneis são estranhamente redondos, com ranhuras ocasionais pelo caminho, você certamente pode despertar o interesse deles. Se, então, perceberem (tarde demais) que os corredores foram projetados para cobras gigantes do templo Yuan-Ti, que vivem na câmara mais profunda, você pode apostar que seu grupo será mais observador dos detalhes de cada masmorra que entrarem depois.
Frustrando a Expectativa
Um sacerdote envia uma carta para o grupo pedindo ajuda. Sua cidade/catedral/seja o que for está sendo atacada noite após noite por monstros cobra-morto-vivo, mas nenhum dos poderes sagrados dos clérigos está funcionando contra eles. Eventualmente, o grupo vai perceber que esses monstros mortos-vivos são apenas peles e ossos de cobras gigantes animadas pelo culto Yuan-Ti.
A Guilda dos Assassinos
Quando os personagens jogadores são contratados para investigarem uma série de assassinatos, eles descobrem que os corpos deixados para trás são, na verdade, cascas vazias. E que as "vítimas", na verdade, eram Yuan-Ti disfarçados que abandonaram suas peles antigas.
Dia da Sova
Gerações e gerações atrás, as pessoas da cidade derrotaram um culto Yuan-Ti, e agora, ano após ano, o povo vai até os pântanos próximos e mata todas as cobras dali. Um druida local pode pedir ajuda aos jogadores para impedir isso, ou talvez o espírito xamânico das cobras do local apareça para os jogadores pedindo ajuda. Quando envolvidos nessa empreitada, os jogadores esbarram na verdade sobre o feriado do Dia da Sova, que, na verdade, não passa de uma forma dos Yuan-Ti infiltrados no governo da cidade distraírem os moradores com as festividades.
Comentários