O Que é uma Boa Preparação para o RPG?



Se você é mestre de RPG, já deve ter passado por aquele momento de desespero minutos antes da sessão, tentando montar encontros, NPCs e desafios na correria. Ou talvez tenha passado horas planejando cada detalhe, apenas para ver seus jogadores ignorarem tudo e seguirem um caminho completamente inesperado. Mas como equilibrar a preparação entre a liberdade total e o rail road?

No livro Never Unprepared, Phil Vecchione apresenta um guia completo para mestres planejarem suas sessões de forma mais eficiente e divertida. Hoje, vamos explorar os conceitos fundamentais desse livro e como eles podem transformar a maneira como você prepara suas aventuras.


Por Que a Preparação é Essencial para o Mestre de RPG?

Uma boa preparação garante que sua sessão flua bem, evitando momentos de incerteza e falta de direção. Mas isso não significa que você precisa escrever um roteiro de filme ou planejar cada detalhe de antemão. O objetivo da preparação não é engessar o jogo, mas sim garantir que você tenha informações suficientes para guiar a história sem travar no meio da sessão.

Segundo Vecchione, a preparação deve ser:

Acessível – Suas anotações devem ser fáceis de consultar durante o jogo.
Organizada – Você precisa encontrar rapidamente as informações que precisa.
Eficaz – Deve conter apenas o necessário para tornar sua mestragem fluida.
Confiável – Se você precisar da anotação durante o jogo, ela tem que estar lá e ser compreensível.


As Fases da Preparação do RPG

No livro, Vecchione divide a preparação em cinco fases, que ajudam o mestre a organizar suas ideias e otimizar o tempo de planejamento. Vamos dar uma olhada em cada uma delas:

1. Brainstorming

Essa é a fase onde surgem as ideias para a sessão. Podem ser inspirações de filmes, livros, jogos ou até ideias aleatórias que surgem no meio do dia.

💡 Exemplo: "E se os jogadores chegassem a uma cidade onde todos os habitantes têm medo de falar porque algo os observa do alto?"

2. Seleção

Aqui, você analisa as ideias geradas e escolhe as melhores para a sessão. Nessa etapa, leve em consideração o que faz sentido para a campanha e o que pode envolver seus jogadores.

📌 Dica: Pense no estilo de jogo do seu grupo! Se seus jogadores adoram mistérios, um suspense sobrenatural pode ser uma ótima escolha. Se preferem ação, talvez uma grande batalha seja o ponto alto.

3. Conceitualização

Aqui, você transforma sua ideia em algo concreto. Define personagens, locais, eventos e desafios que irão compor a sessão.

📝 Exemplo: "A cidade silenciosa é governada por um barão paranoico. O 'olho no céu' é uma entidade desconhecida que pune quem fala demais."

4. Documentação

Agora é a hora de colocar tudo no papel. Mas cuidado para não exagerar! Suas anotações devem ser simples e objetivas, o suficiente para lembrar o que precisa durante o jogo.

📜 Exemplo: Em vez de escrever um longo diálogo para o barão, anote pontos-chave da sua personalidade e motivações. Isso dá mais liberdade para improvisar.

5. Revisão

Uma rápida revisão antes da sessão pode evitar problemas. Confirme se os encontros estão equilibrados, se não há pontas soltas na história e se tudo está pronto para ser usado sem complicações.

Checklist antes do jogo:

  • Os jogadores têm ganchos para se envolver com a trama?

  • O desafio principal é compatível com o nível do grupo?

  • Tem espaço para improvisação caso algo inesperado aconteça?


Conclusão: Se Prepare do Jeito Certo!

A preparação não precisa ser uma tortura, mas sim um processo prazeroso e que facilita sua vida na mesa de jogo. Seguindo essas fases, você consegue criar sessões envolventes sem precisar gastar horas e horas com anotações desnecessárias.

Se você já utiliza algum método próprio de preparação, compartilhe nos comentários! Como você costuma planejar suas sessões? Vamos trocar experiências!

Comentários

Xikowisk disse…
Eu uso o método stanleenesco. Escrevo 3 frases indicando o início, o meio e o fim da aventura. Jogo no colo dos jogadores e os deixo se virarem jackkirbyanamente.
Eita! Eu consigo até visualizar o seu processo criativo, mas não imagino como isso desenrola na mesa de jogo. E isso não faz com que o jogo acabe saindo dos eixos em algum momento?

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