O Uso de Mistérios em Aventuras Investigativas: Como Evitar a Frustração na Mesa de Jogo
Mestres de RPG frequentemente se deparam com desafios ao conduzir aventuras investigativas. A frustração pode surgir tanto para os jogadores quanto para o mestre, pois pistas importantes podem passar despercebidas, os jogadores podem se desviar do objetivo principal, e a sessão pode descambar para o tédio ou confusão.
Por exemplo, imagine que os jogadores precisam investigar uma cena de crime em uma casa. Caso não examinem os arredores, podem perder rastros deixados pelo assassino em sua fuga. No escritório da vítima, se ninguém abrir as gavetas, podem nunca encontrar cartas comprometedoras. Se encontram uma embalagem de um tipo específico de salame, mas decidem investigar uma fábrica de processamento de carne em vez do açougueiro mais próximo, podem acabar seguindo um caminho equivocado.
Com isso, surge uma questão: como conduzir uma investigação sem estragar a surpresa final? Muitos mestres acreditam que aventuras investigativas raramente dão certo, pois, mesmo que os personagens tenham habilidades dedutivas extraordinárias, seus jogadores nem sempre fazem as rolagens necessárias para manifestar essa genialidade na prática.
Se olharmos para Sherlock Holmes em "Um Estudo em Vermelho", vemos que ele investiga uma cena de crime e descobre uma pilha de cinzas em um canto da sala. Com uma análise cuidadosa, identifica que são cinzas de um charuto Trichinopoly. Em um jogo de RPG, se essa pista fosse essencial para avançar na história, os jogadores precisariam vasculhar a sala, encontrar as cinzas, identificar o tipo e tirar a conclusão correta. Isso cria quatro pontos potenciais de falha: eles podem não investigar a sala (ou falhar em um teste de percepção), não encontrar as cinzas, não conseguir identificá-las e não deduzir sua importância.
Como corrigir isso? Abaixo, apresento algumas soluções que podem tornar sua aventura mais fluida e envolvente:
1. A "Trilha de Migalhas"
Uma solução simples é garantir que, se houver uma pista a ser encontrada, um dos personagens a encontre. A partir disso, eles devem formular suas próprias deduções, contando com alguma ajuda do narrador, se necessário.
Esse método resulta em uma narrativa mais linear, onde a pista A leva à pista B, que leva à pista C, culminando na solução do caso. Isso pode reduzir a sensação de investigação profunda, mas coloca o foco nas relações entre os personagens e em como lidam com cada pista.
2. Criar Pistas Espontaneamente ou Ter uma Lista de Pistas Possíveis
Quanto mais pistas, melhor. Mesmo que ocultar informações seja necessário para manter o mistério e o clímax da aventura, não é preciso dificultar demais. Incentive o pensamento criativo dos jogadores, permitindo que suas ideias inesperadas os levem a novas pistas.
Por isso, não trate sua lista de pistas como uma amarra; encare-a como um guia de possibilidades. Se sua trama exige uma dedução genial, lembre-se de que a solução pode fazer sentido para você, mas não necessariamente para os jogadores. Mantenha as coisas simples e divirta-se vendo-os resolver (ou não) o mistério.
3. Fazer com que as Pistas "Vão" até os Jogadores
Se os jogadores falharem em conectar as pistas, tomarem uma decisão errada ou simplesmente não perceberem que precisam resolver um mistério, tenha uma carta na manga para redirecioná-los. Algumas formas de fazer isso incluem:
Um assassino é enviado para eliminá-los por estarem investigando demais, deixando para trás uma pista crucial.
Surge uma nova vítima, criando novas pistas e mostrando que eles prenderam a pessoa errada.
Se tudo falhar, o vilão pode entrar em ação, revelando sua identidade e colocando os jogadores em perigo iminente.
4. Evite o Arenque Vermelho
O "arenque vermelho" é um elemento clássico de histórias investigativas, mas pode prejudicar um RPG. Se houver apenas uma solução plausível para o mistério, os jogadores já terão dificuldade suficiente para encontrá-la sem pistas falsas atrapalhando. Além disso, eles inevitavelmente seguirão caminhos errados por conta própria. Se o mistério envolve um assassinato, eles vão suspeitar de todos os NPCs de qualquer maneira.
Conclusão
Para criar aventuras investigativas bem-sucedidas, ofereça múltiplas soluções para o problema, encoraje ideias criativas e mantenha sempre um meio de guiar os jogadores de volta ao caminho certo.
O segredo é equilibrar desafio e diversão. Permita que os jogadores pensem fora da caixa e surpreendam você. Afinal, a experiência de jogo é mais rica quando todos se divertem resolvendo o mistério juntos.
Comentários
1- muitas vezes os jogadores vão ignorar qualquer coisa que pareça uma pista. A recomendação e deixar outras pistas preparadas caso as primeiras não serem vistas. Ou ainda caso as primeiras pistas não sejam conclusivas.
2- Pistas não devem ser achadas. Pistas são achadas. Não importa se o jogador falha no teste de percepção, se existe uma pista, ele deve consegui-la. Mas vale ressaltar que toda falha deve ter suas consequências e que nenhuma pista vem de graça.
Em outras palavras, é parte da função do mestre jogar as pistas na cara dos jogadores.
Creio que essas duas coisas não devem ser esquecidas