Laços de Sangue, Amor e Rancor: Como Transformar Vínculos em Regras no 3DeT
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Uma das primeiras cenas de qualquer boa campanha de RPG é aquela em que os jogadores se reúnem para criar seus personagens. Escolhem atributos, kits, poderes e desvantagens. Alguns escrevem páginas de background. Outros resumem tudo em uma frase. Mas uma coisa costuma ser esquecida: os laços entre os personagens. Sim, aquela recomendação que aparece em vários livros — "Você já salvou a vida da pessoa à sua esquerda" ou "Você jurou proteger a pessoa à sua direita".
O problema? Esses vínculos emocionais e narrativos quase sempre caem no esquecimento quando o jogo começa de verdade.
Mas... e se eles tivessem impacto mecânico?
E se o amor, a rivalidade ou a proteção fraternal dessem bônus reais nas rolagens? Se houvesse regras simples e eficazes para manter esses vínculos vivos na mesa?
Pensando nisso, adaptamos para o 3DeT Victory uma série de Laços de Personagem, inspirados por ideias do blog Goblin Punch, transformando relações entre personagens em recursos táticos e narrativos que realmente importam. Com eles, os vínculos não são apenas floreios de ficha — são parte da estratégia.
O que são os Laços?
Os Laços de Personagem são vínculos emocionais, sociais ou espirituais entre dois personagens do grupo. Eles oferecem efeitos mecânicos reais durante o jogo. Podem ser positivos ou negativos, íntimos ou conflituosos — e servem tanto para enriquecer o roleplay quanto para gerar cenas dramáticas e até combos inesperados em combate.
Cada laço é escolhido durante a criação de personagens ou em momentos dramáticos da campanha. O ideal é que cada personagem tenha pelo menos um laço com outro membro do grupo. E mais: esses laços devem ser lembrados e usados ativamente.
A seguir, apresentamos diversos modelos de Laços, todos adaptados com regras compatíveis com o sistema 3DeT
Laços de Personagem para 3DeT
🛡️ Irmãos de Batalha
Anos de combate lado a lado forjaram mais que camaradagem.Efeito: Quando você e seu Irmão de Batalha atacam o mesmo inimigo no mesmo turno, ambos ganham +2 na FA.
💠 Gêmeos Predestinados
Uma ligação além do sangue, além do tempo.
Efeito: Vocês compartilham os mesmos PVs. Sempre que um recebe dano, o outro também perde a mesma quantidade. Se um morrer, o outro morre junto. Ambos sofrem os mesmos efeitos de veneno, doenças e maldições, mesmo que só um tenha sido afetado.
👶 Filho/Filha Favorita
Você jurou ensinar, proteger e preparar seu herdeiro.
Regras:
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O personagem "Filho(a)" deve ter pontuação menor e o mesmo Kit que o "Pai/Mãe".
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No fim de cada aventura, se houver uma cena em que o "Pai/Mãe" possa ensinar uma lição (perguntando “E o que aprendemos disso tudo?”), o Filho(a) ganha +1 Ponto de Experiência Extra.
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Sempre que o Filho realizar um teste em que o Pai/Mãe possa ajudar (mesmo que narrativamente), o jogador pode somar o bônus do Atributo relevante do Pai/Mãe ao teste.
🍻 Amizade Verdadeira
Companheiros até o fim. Como Merry e Pippin, Sam e Frodo.
Efeito: Ambos recebem +2 em testes contra Pânico (ou efeitos que causem medo, confusão, controle mental ou desânimo). E se um falhar, o outro pode rolar o mesmo teste e se for bem sucedido, ambos se safam, mas em caso se falha ambos são afetados pelo mesmo efeito.
❤️ Amor Incondicional
O coração que protege.
Efeito: Se a pessoa amada for atingida por um ataque corpo-a-corpo e você estiver adjacente, você pode assumir o dano em seu lugar, mas ele será dobrado.
🔥 Vendetta
O ódio é combustível.
Efeito: Sempre que o personagem alvo da sua vendetta falhar em um teste, você ganha +1 no próximo teste da mesma natureza.
Se for um ataque, você acerta com crítico em resultados de 5 ou 6 no d6.
Nota: Pode ser usada contra aliados, ex-cônjuges, rivais religiosos ou mesmo um ex-mestre que agora está no grupo por obrigação.
🎭 Personalidades Múltiplas
Uma alma dividida entre dois jogadores.
Regra especial: Dois jogadores dividem o controle de um único personagem, alternando turnos.
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Se ambos concordarem sobre uma ação, o personagem recebe +1 em todos os testes nesse turno.
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Se discordarem, o personagem sofre -2 em todos os testes até que uma das personalidades assuma completamente (decisão do grupo ou do mestre).
🧿 Protegido(a)
Sua sobrevivência é mais importante que tudo.
Efeito: Se você não perder nenhum PV durante uma sessão inteira, os outros jogadores ganham +1 PE cada.
Se você morrer, os demais ganham apenas metade da Experiência total da aventura.
⚔️ Rivalidade Amigável
Você quer superar seu rival. Sempre.
Efeito: Sempre que seu rival conseguir um Acerto Crítico, você recebe +1 no próximo teste da mesma natureza e consegue críticos com 5 ou 6 no dado, se estiver realizando a mesma ação.Zoro e Sanji
🪶 Mestre e Escravo
Você obedece a ordens, ou as dá.
Se Mestre: Se seu servo estiver adjacente a você, pode tomar um ataque fatal em seu lugar (recebe o dano dobrado).
Se Servo: Se o mestre usar sua ação para dar uma ordem clara, você ganha um turno extra imediatamente após.
🛡️ Proteger e Servir
Você jurou que ninguém mais vai se machucar.
Efeito: Sempre que a pessoa que você jurou proteger for ferida por um inimigo corpo a corpo e você estiver adjacente ao agressor, você ganha um ataque extra imediato contra ele.
Como Incluir na Campanha?
Opção 1: Escolha Livre
Cada jogador escolhe um ou dois Laços com personagens diferentes do grupo.
Opção 2: Aleatório e Caótico
Role 2d e consulte uma tabela de Laços (você pode montar a sua própria) para gerar relações inesperadas e hilárias.
Dicas de Uso:
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Incentive os jogadores a usarem os Laços como gatilhos narrativos.
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Recompense boas interpretações com Pontos de Experiência ou Inspiração.
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Modifique, adapte e até crie Laços próprios que reflitam o tom da sua campanha.
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Em aventuras curtas, use os Laços como mecânica central para reforçar a coesão do grupo.
Conclusão
Vínculos entre personagens são mais do que um detalhe na ficha. Eles são o coração pulsante de qualquer história bem contada. Em 3DeT Victory, transformar esses laços em regras simples e significativas pode elevar sua mesa a outro nível — trazendo mais emoção, estratégia e momentos memoráveis.
Se sua campanha tem heróis que se amam, se odeiam, se protegem ou disputam glória, transforme isso em algo que faça a diferença nos dados.
Porque, no fim, é disso que o RPG é feito: histórias que nascem das relações entre personagens — e que só fazem sentido porque estamos jogando juntos.
Curtiu a ideia? Já pensou em laços entre os personagens da sua mesa? Tem sugestões de novos vínculos? Deixa nos comentários!
📌 Adaptado livremente a partir do artigo “Player-Player Bonds” do blog Goblin Punch.
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