Criando novas regras? WHY?
Crio novas regras ou uso o que tenho no Manual 3D&t? |
Como fica evidente a primeira vista, o sistema é versátil e pode ser facilmente modificado criando novas regras, sem desbalancear (muito) o sistema, mas a questão que eu quero levantar aqui é: criar novas regras é realmente necessário?
Talvez sim, talvez não... Quantos poderes ou personagens precisam da criação de novas regras para representar na mesa de jogo os seus poderes?
Seu personagem usa diversas armas e consegue atacar com todas elas no mesmo turno? Ok, você pode representar isso usando as Vantagens Ataque ou Tiro Múltiplo, ou quem sabe até mesmo com a vantagem Membro Extra, que apesar do nome não implica necessariamente que seu personagem tem um terceiro braço ou algo do estilo.
Seu personagem pode canalizar energia mística e dispara-la na forma de uma dragão que persegue e destrói o adversário? Você quer fazer isso usando a característica Força da sua ficha de personagem? Use Membros Elásticos. Você quer fazer isso usando PdF? Pode simular essa habilidade como um Ataque Especial com a vantagem Teleguiado.
Seu personagem dominou uma técnica milenar que permite que ele aumente seu poder exponencialmente de uma hora para outra? Poder Oculto e os poderes de kits que permitem pular uma escala estão aí para isso.
E olha que até o momento estamos só usando as vantagens apresentadas no Manual 3D&T Alpha. Se procurarmos no Tormenta Alpha, e Megacity ou Brigada Ligeira Estelar, as possibilidades oferecidas tornam-se ainda maiores, sem falar no Manual do Defensor que apresentar novas regras e usos paras as mesmas. Por isso, sempre antes de criar uma nova regra é bom dar uma conferidas nas páginas do Manual para ver se já não existe uma regra que simule aquilo que você pretende criar. Além de facilitar a vida dos novos jogadores, o risco de criar uma regra que desbalanceie o jogo é muito menor.
É obvio, que algumas dessas adaptações e usos das regras podem não transpor fielmente o funcionamento dos poderes de alguns personagens, ou fornecer efeitos menos espetaculares do que nos seus respectivos animes, mas isso é algo que todo jogador e principalmente o mestre deve ter em mente.
Como sempre, a regra de ouro no RPG, continua sendo se divertir, se você vai criar uma regra nova para algum poder ou adaptar alguma coisa de outra mídia que vai trazer mais diversão para a sua mesa, vá em frente, o RPG está aí para isso.
Comentários