Pular para o conteúdo principal

Criando novas regras? WHY?

Crio novas regras ou uso o que tenho no
Manual 3D&t?
Se você joga 3D&T a algum tempo, certamente já deve ter se pego pensando em adaptar aquele anime do momento usando as regras do sistema.Ou até mesmo criando suas próprias regras.
Como fica evidente a primeira vista, o sistema é versátil e pode ser facilmente modificado criando novas regras, sem desbalancear (muito) o sistema, mas a questão que eu quero levantar aqui é: criar novas regras é realmente necessário?

Talvez sim, talvez não... Quantos poderes ou personagens precisam da criação de novas regras para representar na mesa de jogo os seus poderes?

Seu personagem usa diversas armas e consegue atacar com todas elas no mesmo turno? Ok, você pode representar isso usando as Vantagens Ataque ou Tiro Múltiplo, ou quem sabe até mesmo com a vantagem Membro Extra, que apesar do nome não implica necessariamente que seu personagem tem um terceiro braço ou algo do estilo.

Seu personagem pode canalizar energia mística e dispara-la na forma de uma dragão que persegue e destrói o adversário? Você quer fazer isso usando a característica Força da sua ficha de personagem? Use Membros Elásticos. Você quer fazer isso usando PdF? Pode simular essa habilidade como um Ataque Especial com a vantagem Teleguiado.

Seu personagem dominou uma técnica milenar que permite que ele aumente seu poder exponencialmente de uma hora para outra? Poder Oculto e os poderes de kits que permitem pular uma escala estão aí para isso.

E olha que até o momento estamos só usando as vantagens apresentadas no Manual 3D&T Alpha. Se procurarmos no Tormenta Alpha, e Megacity ou Brigada Ligeira Estelar, as possibilidades oferecidas tornam-se ainda maiores, sem falar no Manual do Defensor que apresentar novas regras e usos paras as mesmas. Por isso, sempre antes de criar uma nova regra é bom dar uma conferidas nas páginas do Manual para ver se já não existe uma regra que simule aquilo que você pretende criar. Além de facilitar a vida dos novos jogadores, o risco de criar uma regra que desbalanceie o jogo é muito menor.

É obvio, que algumas  dessas adaptações e usos das regras podem não transpor fielmente o funcionamento dos poderes de alguns personagens, ou fornecer efeitos menos espetaculares do que nos seus respectivos animes, mas isso é algo que todo jogador e principalmente o mestre deve ter em mente.

Como sempre, a regra de ouro no RPG, continua sendo se divertir, se você vai criar uma regra nova para algum poder ou adaptar alguma coisa de outra mídia que vai trazer mais diversão para a sua mesa, vá em frente, o RPG está aí para isso.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mecânicas de Combate Diferenciadas

Monstros únicos devem ter uma mecânica de combate única, ou uma condição especial para serem vencidos.  Boa parte do MMORPG Wordl of Warcraft gira em torno de lutas contra chefes com mecânicas de combate diferenciadas. Boa parte dessas lutas, perde um pouco do seu charme se for adaptada para uma mesma de RPG sem o devido cuidado ( talvez os mapas possam ser adaptados mais facilmente para um grid ao estilo do D&D 4ºed.). Ainda assim, o mestre tem deve ter cuidado. Em combates contra uma chefe no WOW, o jogo exige que um determinado grupo siga a risca uma determinada estratégia, o que não é problema algum no MMORPG, já que os jogadores podem tentar enfrentar o mesmo chefe quantas vezes forem necessárias. Mas isso não funcionada da mesma maneira na sessão de RPG. Não faça com que o chefe da masmorra tenha uma única forma de ser derrotado. De aos jogadores formas diversificadas para saírem vitoriosos e deixe espaço para soluções engenhosas e jogadores que pensem fora da ca

100 Itens Mágicos Menores.

Colher de Madeira. Entalhada com a runa que simboliza " comida". Quando inserida em materiais orgânicos ou semi-orgânicos (madeira, terra, sujeira) transforma em algo comestível, ainda que o sabor seja intragável. Amuleto da Esperança. O amuleto brilha com a luz de uma vela, mas apenas quando não existe outra fonte de luz. A luz indica vagamente a entrada da masmorra na qual o portador está. Se segurada com ambas as mãos, as mantem ligeiramente aquecidas. Moeda do orfão. Não pode ser girada se houver mortos-vivos invisíveis perto. Anel do Membro Aventureiro. Se colocado em um dos dedos da mão, o braço inteiro vai desaparecer e retornar depois de 24 horas. Role 1d10: 1- o braço retorna com uma tatuagem, 2- o braço retorna com um ferimento, 3 - retorna com outro anel, talvez um anel de noivado, 4- o braço volta mas o anel desaparece, 5-10 nada acontece. Tem um efeito semelhante se usado na perna. Pó do desaparecimento. Pode deixar os objetos invisíveis, mas o efeito é can

Desbravando os One-Shots: A Arte de uma Aventura em uma Sessão

  Bem-vindos, aventureiros, mestres e narradores de todas as terras! Hoje vamos explorar o emocionante mundo das aventuras one-shot, onde cada sessão é uma história completa, cheia de mistério, intriga e, é claro, muita ação! Você já se viu desejando uma dose rápida de emoção sem o compromisso de uma longa campanha? Ou talvez você seja um mestre que precisa de uma maneira de satisfazer o desejo de seus jogadores por aventura, mesmo quando o tempo é escasso. Bem, uma aventura one-shot pode ser a solução perfeita para você! O que é uma Aventura One-Shot? Como o nome sugere, uma aventura one-shot é uma história completa que pode ser jogada em uma única sessão de jogo. É como assistir a um filme emocionante, onde você entra na história, enfrenta desafios e mistérios, e sai com uma sensação de satisfação por ter completado uma jornada épica. Aventuras em Uma Noite Imagine uma noite cheia de suspense, ação e reviravoltas inesperadas. Essa é a essência de uma aventura one-shot jogada em uma ú