Kits Brasileiros - Bandeirante e Capitão do Mato.
Bandeirantes
Requisitos: Inimigo, Sobrevivência.
Denominam-se bandeirantes os
sertanistas do Brasil Colonial, que, a partir do início do século XVI,
penetraram-nos sertões brasileiros em busca de riquezas minerais, sobretudo a
prata, abundante na América espanhola, indígenas para escravização ou
extermínio de quilombos.
A maioria dos bandeirantes era
descendente de primeira e segunda geração de portugueses em São Paulo, sendo os
capitães das bandeiras de origens europeias variadas, havendo não só
descendentes de portugueses, mas também de galegos, castelhanos e cristãos
novos, além de alguns casos de parentescos genoveses, bascos, sarracenos,
napolitanos e toscanos, entre outros. Compunham minoritariamente as tropas
segmentos de índios (escravos e aliados) e caboclos (mestiços de índio com
branco), normalmente chegando a, no máximo, vinte por cento do contingente total,
e executando as tarefas secundárias da tropa, tal qual a manutenção dos
mantimentos e cuidados dos animais de abate.
Houve três tipos de bandeiras: as de
tipo apresador, para a captura de
índios (chamado, indistintamente, "o gentio") para vender como
escravos; as de tipo prospector,
voltadas para a busca de pedras ou metais preciosos e as de sertanismo de contrato, para combater
índios e negros (quilombos).
De início, eram aprisionados os índios
sem contato com o homem branco. Posteriormente, passaram a aprisionar os índios
catequizados, reunidos nas missões jesuíticas. Grandes bandeirantes apresadores
foram Manuel Preto e Antônio Raposo Tavares, que forneciam índios às fazendas
do Brasil que necessitavam de mão de obra escrava e que não contavam com
suficiente quantidade de escravos negros.
Assim sendo opiniões sobre os
bandeirantes são divergentes em certo ponto, já que para alguns eles são os
responsáveis pelo massacre nos quilombos e extermínio de povos indígenas enquanto
para outros eles são vistos como homens heroicos e corajosos, essenciais ao desenvolvimento
da colônia e responsáveis pela extensão do território brasileiro.
Busca e apreensão: você recebe um bônus de +1 em sua FA
quando luta com um objetivo de capturar seu inimigo vivo. Além disso, quando
reduz seu adversário a 0 PVs, você pode fazer com que ele ignore qualquer
resultado quase morto ou morto, ficando inconsciente em vez disso.
Crítico Aprimorado (Inimigo): quando você faz um acerto crítico
contra seu Inimigo, sua Força ou PdF é triplicada (em vez de duplicada).
Desbravador: Você pode gastar 1 PM para comprar um
sucesso automático em um teste de Sobrevivência, um número de vezes igual a sua
Resistência.
Faro para tesouros: você é um saqueador nato, e tem um
sexto sentido para encontrar baús, joias e moedas. Você pode gastar 1 PM para
perceber riquezas escondidas em um raio de 100m.
Inimigo escolhido: Com uma ação de movimento você pode trocar seu Inimigo mesmo após a criação do personagem, mas só podendo alternar entre negros e índios, os adversários mais comuns dos bandeirantes.
Capitão do Mato
Requisitos: Má Fama, Crime ou Sobrevivência.
O capitão do mato era na origem
um empregado público da última categoria encarregado de reprimir os pequenos
delitos ocorridos no campo. Na sociedade escravocrata do Brasil, a tarefa
principal ficou a de capturar os escravos fugitivos.
O termo capitão do mato passou a
incluir aqueles que, moradores da cidade ou dos interiores das províncias,
capturavam fugitivos para depois entrega-los aos seus amos mediante prêmio.
Os capitães do mato gozavam de
pouquíssimo prestígio social, seja entre os cativos que tinham neles os seu
inimigos naturais, seja na sociedade escravocrata, que os considerava
inferiores até aos praças de polícia, e os suspeitava de sequestrar escravos
apanhados ao acaso, esperando vê-los declarados em fuga para depois devolvê-los
contra recompensa.
Nos últimos dias do regime da
escravidão, em 1887-88, quando os escravos fugiam em massa das fazendas da
Província de São Paulo, os chefes do Exército, ainda gozando do prestígio de
combatentes da guerra do Paraguai, recusaram-se a assumir a desprezada função.
Busca e apreensão: você recebe um bônus de +1 em sua FA
quando luta com um objetivo de capturar seu inimigo vivo. Além disso, quando
reduz seu adversário a 0 PVs, você pode fazer com que ele ignore qualquer
resultado quase morto ou morto, ficando inconsciente em vez disso.
Nunca Indefeso: você está atento ao perigo o tempo
todo. Em qualquer situação em que tenha liberdade de movimento (até mesmo
dormindo), você nunca é considerado indefeso.
Intuição: com um teste bem sucedido de
Habilidade, um capitão do mato pode descobrir onde está alguém que ele já tenha
visto antes. Essa habilidade recebe o bônus de Trabalho Sujo.
Trabalho Sujo: você não gosta do que faz, mas por
algum motivo não tem escolha. Sempre que partir a caça de um escravo fugitivo
que tenha cruzado seu caminho, você automaticamente recebe um bônus de H+2 em
combate e testes de perícia contra ele (apenas contra ele), como se fosse seu
inimigo.
Comentários