Pular para o conteúdo principal

Go Berskerk!

Bárbaro humano, selvagem, tribo dos ursos cinzentosDentre as palavras que nos causa estranheza no mundo do RPG, berserk/berserker devem estar entre elas. Eu demorei um pouco a entender a ideia do que era um berserker, mas recorrendo a WIKIPÉDIA, logo consegui montar a imagem de um e entender melhor e perceber como essa conceito já estava presente em outras mídias ( Final Fantasy Tactics manda lembranças). Então, não demorou muito ao tipico guerreiro berserk se tornar meu personagem favorito nas sessões de RPG, não só por que eu achava muito legal a ideia de entrar em fúria, como na época eles tinham mais pontos de vida do que os demais personagens. Nas versão Alpha do Manual do Aventureiro então eles se tornaram ainda melhores, podendo adquirir habilidade que os livravam cansaço ao final da fúria entre outros poderes que os tornavam ainda mais ferozes. Como eu gosto muito do tipo de personagem não pude deixar de pensar em traduzir uma matéria do blog Goblin Punch que falava exatamente sobre Berserkers e ideia de encontro usando-os. A matéria foi traduzida e adaptada do D&D para 3D&T livremente e tem algumas diferenças da original devido as alusões que o autor do blog faz sobre o cenário que ele descreve em outras matérias. Para tornar a matéria mais facilmente adaptável ao cenário de sua escolha, sem a necessidade de ler ou traduzir as outras matérias,  eu mudei um o outro termo. Então é isso, prepare-se para entrar em fúria!

Tipos Variados de Berserkers:


Intoxicado: Uma overdose de drogas psicoativas ou toxinas exóticas despertam aquilo que a pior em um indíviduo. Espasmos e alucinações são efeitos colaterais comuns, mas não há nada de comum na fúria berskerer. 
Esses indivíduos se vestem com trapos manchados de sangue, tanto de seus inimigos quanto do próprios berserker. Esse tipo de berserk raramente fala, e quando o faz, seu discurso é desconexo e pontuado com gritos.

Berserk Intoxicado, 13N

F4, H2, R5, A4, PdF0; 45 PVs e 15 PMs; Kit Berserk (fúria incansável) e Berserk Insano (cólera e tanque de carne); Pontos de Vida Extra x2; Dependência, Fúria, Insano (homicida), Má Fama.

Cólera: quando faz um ataque que causa dano, você pode gastar 2 PMs para ganhar um ataque adicional. Este ataque pode ser feito contra qualquer oponente que esteja ao seu alcance corpo-a-corpo (incluindo aquele recém acertado). Você pode usar este poder um número de vezes por turno igual a sua Força.

Fúria incansável: você é uma máquina de combate. Você não fica esgotado após a Fúria.

Tanque de carne: você consegue ignorar a dor de seus ferimentos e continuar lutando quando outros já teriam caído. Você não precisa fazer um Teste de Morte quando chega a 0 PV. Em vez disso, role 1d6. Caso o resultado seja 6, você está morto, mas em qualquer outro resultado, você pode continuar agindo normalmente. Você deve repetir este teste sempre que sofrer dano enquanto estiver com 0 PV

Enfeitiçado/Amaldiçoado: Sob efeito de um feitiço ou maldição esses berserkers tem um aspecto bem característico. Veias brilhando sobre a pele e vapor sai de suas bocas e narinas. Eles gritam o nome de seus inimigos ou o nome daqueles que lançou o feitiço/maldição sobre eles,quando atacam e quando morrem. Essa é a única palavra que saí de suas bocas no decorrer de suas vidas; enfrentar seus inimigos, atacar e morrer são as outras três coisas que eles farão no decorrer dela. Em sua fúria eles atacam tanto com espadas como com seus punhos ou garras.

Berserker Enfeitiçado, 6N.

F2, H2, R2, A2, PdF0; 20PVs e 10PMs; kit Berserker Insano (tanque de carne); Energia Extra e Pontos de Vida Extras;  Fúria, Inculto, Insano (demente) e Má Fama. 

Tanque de carne: você consegue ignorar a dor de seus ferimentos e continuar lutando quando outros já teriam caído. Você não precisa fazer um Teste de Morte quando chega a 0 PV. Em vez disso, role 1d6. Caso o resultado seja 6, você está morto, mas em qualquer outro resultado, você pode continuar agindo normalmente. Você deve repetir este teste sempre que sofrer dano enquanto estiver com 0 PV


Wikings ....Vikings: o clássico. Eles estão aqui pelo ouro, em busca de um item mágico específico ou para se tornarem lendas. Muitas vezes são apenas um grupo de adolescentes vikings, buscando lutar e derrotar um adversário notável ou morrer tentando. No furor da batalha eles espumam pela boca e mordem o cabo de seus machados, gritando como animais enquanto brandem seus machados e espadas.

Viking Berserk, 8N.


F3, H2, R1, A2, PdF0; 15 PVs, 5 PMs; kit Combatente (chuva de ataques) e kit Berserker (fúria indomável); Pontos de Vida Extra; Fúria e Má Fama (saqueadores e baderneiros);

Chuva de Ataques: uma vez por dia, você pode usar a vantagem Ataque Múltiplo ou Tiro Múltiplo sem gastar PMs.

Fúria indomável: enquanto está em Fúria, você é imune a magia Pânico, e é automaticamente bem-sucedido em testes de resistência contra magias da escola Elemental (espírito).


Pecadores e Fanáticos: Cabeças raspadas, cobertas de pó e cinzas com rosários acorrentados aos seus pulsos. As vestes de penitentes complementam um visual desses berserkers. Eles são sentenciados pelos sumo-sacerdotes de suas igrejas a buscarem uma morte honrada para redimir seus pecados. Geralmente isso acontece através da busca de meios de autodestruição sem hesitação ou previsão. (Eles geralmente morrem rapidamente nas garras de monstros). Você frequentemente se encontra nos cantos mais escuros do mundo. Nesses lugares, eles atacam todos que veem, raciocinando que nenhuma pessoa decente apareceria em tal lugar. Atacam com martelos e tacapes enormes.

Berserker Pecador, 9N

F4, H2, R3, A2, PdF0; 15 PVs, 15 PMs; kit Berserker (fúria incansável e fúria indomável); Fúria; Má Fama (pecadores e excomungados).

Fúria Incansável: um berserker pecador não fica esgotado após a Fúria.

Fúria indomável: enquanto está em Fúria, você é imune a magia Pânico, e é automaticamente bem-sucedido em testes de resistência contra magias da escola Elemental (espírito).



Hileia, deusa da fúriaPossessos: é muito fácil ser negligente com um corpo, quando ele não te pertence. Esses berserkers estão possuídos por entidades extraplanares ou alienígenas, transformando-os em feras ensandecidas. Quando atacam os fazem de modo descuidado sem se importar com os ataques vão receber. Não falam línguas conhecidas e usam armas nunca antes vistas pelo personagens jogadores.

Berserker Possesso, 15N

F3, H4, R3, A5, PdF2; 15 PVs e 15 PMs; Kit Berserker insano (tanque de carne) e Senhor do gigante rubro (ataque de matéria vermelha e cura espontânea); Aliado e Parceiro (Gigante Rubro); Ambiente Especial (Gigante Rubro) Fúria, Insano (homicida), Má Fama

Ataque de matéria vermelha: a matéria lefeu interage de maneira diferente com a nossa realidade, e mesmo a mais poderosa armadura se mostra ineficaz contra suas gavinhas. Você pode gastar um movimento para que seu próximo ataque ignora a Armadura do alvo.

Cura espontânea: caso seja derrotado, você sempre consegue um resultado 1, 2 ou 3 em seu Teste de Morte (role novamente qualquer outro valor). Este poder só funciona se você não estiver separado de seu simbionte.

Tanque de carne: você consegue ignorar a dor de seus ferimentos e continuar lutando quando outros já teriam caído. Você não precisa fazer um Teste de Morte quando chega a 0 PV. Em vez disso, role 1d6. Caso o resultado seja 6, você está morto, mas em qualquer outro resultado, você pode continuar agindo normalmente. Você deve repetir este teste sempre que sofrer dano enquanto estiver com 0 PV.



Encontros com Berserkers:


  1. Perseguição na Masmorra: Ao virar em um corredor os jogadores se deparam com 4d6 de berserkers, urrando e brandindo suas armas. Eles planejam perseguir os jogadores pela masmorra e eliminando os personagens que não forem rápidos os suficiente para fugir de suas investidas.
  2. Teste de Rorschach: 2d6 de berserkers estão atacando uma criatura de aspecto monstruoso e ao verem os personagens jogadores os convidam a participar da batalha. A criatura embora benigna, está lutando ferozmente e isso fará com ela ataque qualquer um que esteja a vista (isso inclui os personagens jogadores).
  3. Despertar: o grupo de berserker encontrado pelos PJs descobriu a localização dentro da masmorra de uma arma mágica, mas que está guardada por um espírito guardião. Eles tem um plano simples, pegar a arma e matar o espírito do guardião da masmorra. Se não forem impedidos eles terão sucesso apenas na primeira parte do plano, que é encontrar a arma mágica, já que ao usar a arma contra o guardião ela será estilhaçada em muitos pedaços e todos eles serão mortos, tornando-os asseclas do guardião da masmorra, tornando a tarefa dos personagens jogadores de recolher os fragmentos da arma mágica ainda mais difícil.
  4. Colecionadores de troféus: antes do encontro com os personagens jogadores, o grupo de berserkers enfrentou e matou um dos monstros da masmorra que os personagens jogadores planejam explorar. Quando encontrados pelos jogadores eles estarão vestindo troféus tomados das criaturas derrotadas, o que pode ou não incluir um item que os jogadores precisam para concluir a missão que estão realizando na masmorra.
  5. Inimigo do meu inimigo. Antes de uma luta contra um dos principais inimigos do grupo dos personagens jogadores ou durante uma conversa com um antagonista, um grupo de berserkers invade o local gritando que vai aniquilar e matar qualquer um que cruze o seu caminho. Talvez seja uma boa hora de colocar as desavenças de lado e os personagens jogadores lutarem lado a lado do vilão da aventura.
  6. Berserker Animalesco: os berserkers estão acompanhados de um animal atroz (um lobo ou javali atroz são as escolhas mais comuns) que entra me fúria sem motivo algum. O animal ataca randomicamente, tanto seus aliados berserkers como os personagens jogadores.

Vínculo dos encontros aleatórios:

(porque nenhum encontro com NPC's acontecem sozinho no vácuo).
  1. Os berserkers são acompanhados por um bardo, que não vai lutar contra os personagens jogadores. Ele está aqui apenas para acompanhar e registrar os berserkers em suas lutas e possíveis mortes honradas. Ele promete uma recompensa após a batalha se os personagens jogadores o deixarem em segurança, na cidade mais próxima.
  2. Os berserkers estão carregando todo tipo de drogas e substâncias raras, todas roubadas de um senhor do crime local. Ele vai por uma recompensa pela cabeça daqueles que roubaram seus "produtos".
  3. Ao retornar para a cidade, os personagens jogadores ficam sabendo sobre um grupo de berserkers que está sendo honrado por terem matados inúmeros monstros. Os personagens jogadores são convidados a participar das festanças para homenagear os berserkers.
  4. os berserkers encontrados pelos jogadores são servos de alguém poderoso. Se eles forem eliminados, os jogadores podem arrumar problemas ou ter que pagar uma compensação por eliminar os valiosos servos. 
  5. São berserkers infames e odiados por ordem passam. Uma vez que o grupo de personagens jogadores os eliminem, podem ser agraciados com tesouros e conexões com NPC's importantes.
  6. O grupo de berserkers é conhecido e temido. Se os jogadores provarem que conseguiram eliminar qualquer um deles, podem receber uma opulenta recompensa, mas isso envolve apresentar seus corpos para as autoridades. Até aí nenhum problema, a menos que não tenha sobrado restos mortais após a batalha ou seus corpos tenham sido reanimados por algum necromante.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mecânicas de Combate Diferenciadas

Monstros únicos devem ter uma mecânica de combate única, ou uma condição especial para serem vencidos.  Boa parte do MMORPG Wordl of Warcraft gira em torno de lutas contra chefes com mecânicas de combate diferenciadas. Boa parte dessas lutas, perde um pouco do seu charme se for adaptada para uma mesma de RPG sem o devido cuidado ( talvez os mapas possam ser adaptados mais facilmente para um grid ao estilo do D&D 4ºed.). Ainda assim, o mestre tem deve ter cuidado. Em combates contra uma chefe no WOW, o jogo exige que um determinado grupo siga a risca uma determinada estratégia, o que não é problema algum no MMORPG, já que os jogadores podem tentar enfrentar o mesmo chefe quantas vezes forem necessárias. Mas isso não funcionada da mesma maneira na sessão de RPG. Não faça com que o chefe da masmorra tenha uma única forma de ser derrotado. De aos jogadores formas diversificadas para saírem vitoriosos e deixe espaço para soluções engenhosas e jogadores que pensem fora da ca

100 Itens Mágicos Menores.

Colher de Madeira. Entalhada com a runa que simboliza " comida". Quando inserida em materiais orgânicos ou semi-orgânicos (madeira, terra, sujeira) transforma em algo comestível, ainda que o sabor seja intragável. Amuleto da Esperança. O amuleto brilha com a luz de uma vela, mas apenas quando não existe outra fonte de luz. A luz indica vagamente a entrada da masmorra na qual o portador está. Se segurada com ambas as mãos, as mantem ligeiramente aquecidas. Moeda do orfão. Não pode ser girada se houver mortos-vivos invisíveis perto. Anel do Membro Aventureiro. Se colocado em um dos dedos da mão, o braço inteiro vai desaparecer e retornar depois de 24 horas. Role 1d10: 1- o braço retorna com uma tatuagem, 2- o braço retorna com um ferimento, 3 - retorna com outro anel, talvez um anel de noivado, 4- o braço volta mas o anel desaparece, 5-10 nada acontece. Tem um efeito semelhante se usado na perna. Pó do desaparecimento. Pode deixar os objetos invisíveis, mas o efeito é can

Desbravando os One-Shots: A Arte de uma Aventura em uma Sessão

  Bem-vindos, aventureiros, mestres e narradores de todas as terras! Hoje vamos explorar o emocionante mundo das aventuras one-shot, onde cada sessão é uma história completa, cheia de mistério, intriga e, é claro, muita ação! Você já se viu desejando uma dose rápida de emoção sem o compromisso de uma longa campanha? Ou talvez você seja um mestre que precisa de uma maneira de satisfazer o desejo de seus jogadores por aventura, mesmo quando o tempo é escasso. Bem, uma aventura one-shot pode ser a solução perfeita para você! O que é uma Aventura One-Shot? Como o nome sugere, uma aventura one-shot é uma história completa que pode ser jogada em uma única sessão de jogo. É como assistir a um filme emocionante, onde você entra na história, enfrenta desafios e mistérios, e sai com uma sensação de satisfação por ter completado uma jornada épica. Aventuras em Uma Noite Imagine uma noite cheia de suspense, ação e reviravoltas inesperadas. Essa é a essência de uma aventura one-shot jogada em uma ú