Explorando a Velha República: Ganchos de Aventura na Era dos Jedi e Conflitos Galácticos
Abaixo, você encontrará uma descrição dos cinco principais períodos dessa era e múltiplos ganchos de aventura prontos para levar aos seus jogos. Os ganchos são flexíveis e podem ser adaptados a qualquer sistema — desde o simples 3D&T até o narrativo Genesys.
1. A Grande Guerra Sith (5.000 – 3.996 ABY)
Sith contra República. Antigos horrores despertam.
Esse período engloba uma série de guerras, desde as Guerras Hiperespaciais até o conflito liderado por Exar Kun. Os Sith, então não apenas uma filosofia mas uma raça e um império à parte, travam combates épicos contra a Velha República. Jedi morrem aos milhares, e muitos são corrompidos pelo Lado Sombrio.
Ganchos de Aventura:
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A Invasão Esquecida: Um planeta no Borde Exterior é secretamente controlado por simpatizantes Sith. Os heróis são enviados para investigar a ausência de comunicação e descobrem um culto local crescendo em poder.
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As Ruínas de Korriban: Um arqueólogo Jedi desapareceu após descobrir um holocron antigo em Korriban. Os personagens precisam encontrar pistas em meio a túmulos profanados e espectros Sith.
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Caçada ao Traidor: Um mestre Jedi desertou e foi visto liderando tropas Sith. Os jogadores devem capturá-lo vivo… ou provar que ele ainda pode ser redimido.
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A Sombra de Naga Sadow: Em Onderon, um culto quer ressuscitar o espírito de Naga Sadow. Os heróis podem impedir o ritual ou se ver forçados a lidar com o antigo Lorde.
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Protetores do Conselho: A capital Coruscant está sob ataque. Os personagens são designados como guarda-costas para membros do Alto Conselho Jedi, mas um espião já está entre eles.
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Almas Corrompidas: Um grupo de jovens padawans retorna diferente de uma missão de patrulha. Eles agem de forma estranha, e cabe aos personagens investigar — antes que se tornem os próximos cavaleiros negros.
2. Período de Restauração (pós-3.996 ABY)
Reconstrução, esperança e paranoia.
Após a queda de Exar Kun, o universo entra numa fase de reconstrução. Mas nem todos acreditam que os Sith foram erradicados. Novas ideologias surgem, a política da República se torna frágil e até os Jedi questionam se seus métodos são eficazes.
Ganchos de Aventura:
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O Último Holocron: Um contrabandista rouba um holocron Sith e o oferece ao mercado negro. Os heróis são enviados para recuperá-lo — antes que um aprendiz sombrio o encontre.
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Templo Silencioso: Um antigo templo Jedi em Ossus, coberto por escombros, começa a emitir sinais. Uma missão de resgate pode revelar segredos do passado... ou algo pior.
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O Senado Dividido: Os jogadores são guarda-costas de um senador reformista que deseja limitar a atuação dos Jedi. Um atentado político lança a galáxia em um novo ciclo de medo.
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Corrupção nas Sombras: Uma ordem de Jedi começa a usar técnicas proibidas, alegando ser a única forma de impedir o retorno dos Sith. Os personagens são enviados para desmantelar o grupo — ou talvez se juntar a eles.
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Filhos de Exar Kun: Um grupo de jovens acredita ser reencarnação dos seguidores de Exar Kun e começa a sequestrar padawans. Os jogadores devem rastrear o culto.
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Relíquia de Mandalore: Um artefato mandaloriano é descoberto em um planeta destruído. Ele parece indicar que os Mandalorianos sabiam mais sobre os Sith do que revelaram...
3. Guerras Mandalorianas (c. 3.976 – 3.960 ABY)
Conquista e o nascimento de Revan como lenda.
Os Mandalorianos começam uma conquista galáctica, desafiando a República. O Conselho Jedi se recusa a intervir… até que Revan e Malak lideram cavaleiros em uma guerra não autorizada. Um período ideal para campanhas militares e morais.
Ganchos de Aventura:
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Recrutamento Revanita: Um emissário de Revan procura por soldados e Jedi renegados. Os jogadores devem decidir se se aliam ao herói... ou o denunciam.
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O Cerco de Serroco: Durante a evacuação de Serroco, os heróis têm de salvar civis enquanto bombas orbitais mandalorianas caem do céu.
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Entre Mand'alor e o Lado Sombrio: Um clã mandaloriano é dividido entre seguir Mandalore ou se render à influência sombria de artefatos Sith encontrados nas campanhas.
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Rompendo a Cadeia de Comando: Um comandante Jedi ordena a execução de prisioneiros. Os jogadores precisam escolher entre a moral, a obediência e a sobrevivência.
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Campo de Caça: Em Dxun, os personagens caem em uma armadilha mandaloriana e precisam sobreviver aos predadores locais e caçadores de honra mandalorianos.
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Os Precursores: Estranhos sinais de uma estação espacial em desuso apontam para a presença dos Rakata. A missão se complica com a chegada de tropas mandalorianas que também querem a tecnologia antiga.
4. Guerra Civil Jedi (c. 3.959 ABY)
Jedi contra Jedi. A queda de Revan e a ascensão de Malak.
Depois da guerra, Revan e Malak retornam como Lordes Sith, armados com naves da Forja Estelar, uma tecnologia ancestral. Jedi desertam, e a galáxia se divide novamente. A luta entre o dever e a lealdade se intensifica.
Ganchos de Aventura:
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As Vozes da Forja: Um Jedi capturado escapa, murmurando sobre uma “forja viva que cria guerreiros”. Os heróis precisam investigar e encobrir a verdade.
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Os Três Escolhidos: Uma profecia revela que três padawans decidirão o destino da guerra. Os personagens precisam encontrá-los… ou garantir que desapareçam.
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Herança de Darth Revan: Um planeta do Borde Exterior declara lealdade a Revan. A missão dos personagens é eliminar os líderes... mas descobrem que todos são antigos Jedi.
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A Invasão de Taris: Durante o ataque orbital liderado por Malak, os personagens precisam resgatar civis e escapar por túneis subterrâneos antes da destruição total.
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Agentes da República: Os personagens são espiões em Korriban e precisam se infiltrar na recém-formada Academia Sith. Vão conseguir sair com vida… e ainda leais?
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O Mestre Caído: Um antigo mestre Jedi, considerado morto, surge como líder de uma facção Sith. Ele oferece aos jogadores a chance de redefinir o que significa ser Jedi.
5. Guerras Sombrias (c. 3.951 ABY)
Desolação. Extinção dos Jedi. Filosofia e tragédia.
Com a derrota de Malak, Darth Nihilus, Darth Sion e Darth Traya surgem como os novos senhores do Lado Sombrio. Os Jedi são caçados e quase extintos. Um período sombrio, perfeito para campanhas introspectivas e existenciais.
Ganchos de Aventura:
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Os Últimos Jedi: Os heróis encontram registros de um Jedi vivo e viajam a um planeta proibido para resgatá-lo — ou matá-lo antes que os Sith o façam.
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A Herdeira do Silêncio: Uma jovem sensível à Força manifesta poderes destrutivos. Os jogadores devem protegê-la, treiná-la... ou entregá-la.
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A Academia de Telos: Um enclave Jedi secreto começa a perder seus membros misteriosamente. Cada jogador recebe visões perturbadoras. Há um traidor entre eles?
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Fragmentos da Força: Um artefato Rakata quebra a conexão com a Força em um planeta inteiro. Os heróis precisam sobreviver... sem seus poderes.
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O Holocron Perdido: Um holocron de Darth Traya é ativado por engano. Ele começa a influenciar um dos personagens — que começa a duvidar de tudo.
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O Eco de Malachor V: Os personagens viajam ao planeta Malachor V em busca de respostas... e enfrentam manifestações de seus próprios erros e perdas.
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