8 Lições de Liderança que Você pode tirar do RPG

O quê um livro coberto com monstros, algumas folha de papel e dados podem nos ensinar sobre liderança? Muito na verdade - especialmente quando percebemos que tudo isso se baseia em técnicas de liderança e criatividade. 

Seja compreensivo

Um dos maiores traços de um mestre de RPG (e líder) é a habilidade em entender as "plateia" ou a equipe com a qual ele está - e ser compreensivo. No momento do jogo, todos se esforçar para ser criativos, mas também se abrem e revelam suas vulnerabilidades. E o mestre fica responsável por guiar o esforço cooperativo de contar uma história, passando por períodos tempestuosos e levando todos de volta a segurança e realidade. O mestre é um líder - aprendendo menos como controlar seus companheiros e mais como ter compaixão, paciência e como escutar de verdade o que o grupo tem a dizer. Resumidamente - como líder ou mestre em um grupo é o verdadeiro responsável pelo bem-estar e sucesso da equipe - e isso inclui receber as críticas enquanto leva seu grupo a novos patamares. 

Seja assertivo

Por outro lado, ser assertivo é um imperativo, um talento que todo bom líder tem que desenvolver. Nem toda solução apresentada, vai agradar a todos os membros de um grupo ou departamento de uma companhia, mas se você for firme em suas decisões com explicações razoáveis, o respeito por sua liderança virá. 
É fácil ser o mestre com decisões populares - mas muito mais difícil quando tiver que tomar uma decisão visando o bem-maior, que pode ou não, prejudicar e desagradar alguém. Quando isso ocorrer, é preciso ter pulso firme e ter em mente o que é certo e qual decisão deve ser tomada.

Seja estranho


Marketing pessoal e liderança, são coisas ligadas intimamente, especialmente quando leva a um pouco de estranheza e algo que torna único. Você pode se tornar muito mais confiante se estiver consciência de que acreditar em si mesmo e aceitar o que te faz estranho, é também o que te faz especial, excedendo expectativas e ensinando a liderar efetivamente.

Seja um Espelho

Em algumas ocasiões, a melhor forma que ajuda uma equipe a aprender é ser um espelho que reflita seus anseios - bons ou ruins. Quando a equipe ignora ou vai contra seus planos - deixe-os liderar, e isso vai revelar o que eles realmente querem, o que será muito mais revelador do que se eles tentassem explicar o que eles desejavam. 

Seja acolhedor


A maioria dos líderes, montam equipes, que se parecem, pensam e agem como eles mesmos. Contudo, existem incríveis benefícios em ser acolhedor a novos pontos de vistas ou novas ideias que pode vir de um time com diversidade.

Seja confiável


Se eles não confiarem em você, eles não vão segui-lo. Se você quer liderar um grupo, você tem que inspirá-lo com sua visão de onde você quer levá-los. Quanto mais eles confiarem suas capacidades de liderar, mais dispostos eles estarão dispostos a segui-lo até o fim do mundo. Em suma, o poder de contar uma história e torná-la confiável, são as características de um verdadeiro líder.

Seja um bom-ouvinte


A confiança é uma via de mão dupla, então é importante que você seja capaz de ouvi-los. Narrar em uma mesa de RPG é de muitas formas, muito parecido com gerenciar uma empresa. Nossa audiência e os clientes trazem suas próprias percepções, desejos e experiências para a mesa de jogo. Apenas trabalhando em conjunto com eles e respeitando suas histórias, pode criar aventuras épicas que podem durar a passagem do tempo. Ainda que jogar uma partida capaz de tirar o folego dos jogadores seja importante, é muito mais importante ouvir o que os jogadores têm a dizer. Semelhante ao que bons líderes fazem em seus negócios, encontrando uma forma de conciliar suas próprias opiniões com a opinião dos seus colaboradores.

Seja um guia e coopere


Quando falamos sobre liderança, a primeira ideia que vem a mente é a de guiar um time - mas como isso acontece exatamente? 
Conduzir uma aventura de RPG é um grande exercício de coletar informações e história de diferentes perspectivas e passá-la adiante para um grupo que tem maneira diferentes e forma diferentes de aprender, enquanto todos buscam um objetivo em comum. 
A liderança é importante, mas ele vem em uma forma condescendente. Você não está no comando da aventura, mas deve levar o grupo através dela. 
A narrativa cooperativa sobre a qual o RPG é construído, fortalece a camaradagem e o espírito de equipe em cada um dos jogadores, fazendo com eles se apoiem mutuamente, aproveitando o que cada um tem de melhor a oferecer enquanto compensam suas fraquezas e vulnerabilidades.

Considerações finais



Ser um mestre de RPG e um bom líder, como foi mostrado nesse texto, tem muitos traços em comum - a habilidade de ouvir, confiar, cooperar, aceitar o único, ser assertivo e compreensivo. Características baseadas em ser um bom ouvinte e confiar no seu grupo - duas ideias que parecem distantes do conceito de "liderança" que temos em mente.


Esse texto foi adaptado e alterado, se quiser, você pode conferir a versão original clicando AQUI.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mecânicas de Combate Diferenciadas

100 Itens Mágicos Menores.

Tokens para Imprimir - Monstros.