Pular para o conteúdo principal

8 Lições de Liderança que Você pode tirar do RPG

O quê um livro coberto com monstros, algumas folha de papel e dados podem nos ensinar sobre liderança? Muito na verdade - especialmente quando percebemos que tudo isso se baseia em técnicas de liderança e criatividade. 

Seja compreensivo

Um dos maiores traços de um mestre de RPG (e líder) é a habilidade em entender as "plateia" ou a equipe com a qual ele está - e ser compreensivo. No momento do jogo, todos se esforçar para ser criativos, mas também se abrem e revelam suas vulnerabilidades. E o mestre fica responsável por guiar o esforço cooperativo de contar uma história, passando por períodos tempestuosos e levando todos de volta a segurança e realidade. O mestre é um líder - aprendendo menos como controlar seus companheiros e mais como ter compaixão, paciência e como escutar de verdade o que o grupo tem a dizer. Resumidamente - como líder ou mestre em um grupo é o verdadeiro responsável pelo bem-estar e sucesso da equipe - e isso inclui receber as críticas enquanto leva seu grupo a novos patamares. 

Seja assertivo

Por outro lado, ser assertivo é um imperativo, um talento que todo bom líder tem que desenvolver. Nem toda solução apresentada, vai agradar a todos os membros de um grupo ou departamento de uma companhia, mas se você for firme em suas decisões com explicações razoáveis, o respeito por sua liderança virá. 
É fácil ser o mestre com decisões populares - mas muito mais difícil quando tiver que tomar uma decisão visando o bem-maior, que pode ou não, prejudicar e desagradar alguém. Quando isso ocorrer, é preciso ter pulso firme e ter em mente o que é certo e qual decisão deve ser tomada.

Seja estranho


Marketing pessoal e liderança, são coisas ligadas intimamente, especialmente quando leva a um pouco de estranheza e algo que torna único. Você pode se tornar muito mais confiante se estiver consciência de que acreditar em si mesmo e aceitar o que te faz estranho, é também o que te faz especial, excedendo expectativas e ensinando a liderar efetivamente.

Seja um Espelho

Em algumas ocasiões, a melhor forma que ajuda uma equipe a aprender é ser um espelho que reflita seus anseios - bons ou ruins. Quando a equipe ignora ou vai contra seus planos - deixe-os liderar, e isso vai revelar o que eles realmente querem, o que será muito mais revelador do que se eles tentassem explicar o que eles desejavam. 

Seja acolhedor


A maioria dos líderes, montam equipes, que se parecem, pensam e agem como eles mesmos. Contudo, existem incríveis benefícios em ser acolhedor a novos pontos de vistas ou novas ideias que pode vir de um time com diversidade.

Seja confiável


Se eles não confiarem em você, eles não vão segui-lo. Se você quer liderar um grupo, você tem que inspirá-lo com sua visão de onde você quer levá-los. Quanto mais eles confiarem suas capacidades de liderar, mais dispostos eles estarão dispostos a segui-lo até o fim do mundo. Em suma, o poder de contar uma história e torná-la confiável, são as características de um verdadeiro líder.

Seja um bom-ouvinte


A confiança é uma via de mão dupla, então é importante que você seja capaz de ouvi-los. Narrar em uma mesa de RPG é de muitas formas, muito parecido com gerenciar uma empresa. Nossa audiência e os clientes trazem suas próprias percepções, desejos e experiências para a mesa de jogo. Apenas trabalhando em conjunto com eles e respeitando suas histórias, pode criar aventuras épicas que podem durar a passagem do tempo. Ainda que jogar uma partida capaz de tirar o folego dos jogadores seja importante, é muito mais importante ouvir o que os jogadores têm a dizer. Semelhante ao que bons líderes fazem em seus negócios, encontrando uma forma de conciliar suas próprias opiniões com a opinião dos seus colaboradores.

Seja um guia e coopere


Quando falamos sobre liderança, a primeira ideia que vem a mente é a de guiar um time - mas como isso acontece exatamente? 
Conduzir uma aventura de RPG é um grande exercício de coletar informações e história de diferentes perspectivas e passá-la adiante para um grupo que tem maneira diferentes e forma diferentes de aprender, enquanto todos buscam um objetivo em comum. 
A liderança é importante, mas ele vem em uma forma condescendente. Você não está no comando da aventura, mas deve levar o grupo através dela. 
A narrativa cooperativa sobre a qual o RPG é construído, fortalece a camaradagem e o espírito de equipe em cada um dos jogadores, fazendo com eles se apoiem mutuamente, aproveitando o que cada um tem de melhor a oferecer enquanto compensam suas fraquezas e vulnerabilidades.

Considerações finais



Ser um mestre de RPG e um bom líder, como foi mostrado nesse texto, tem muitos traços em comum - a habilidade de ouvir, confiar, cooperar, aceitar o único, ser assertivo e compreensivo. Características baseadas em ser um bom ouvinte e confiar no seu grupo - duas ideias que parecem distantes do conceito de "liderança" que temos em mente.


Esse texto foi adaptado e alterado, se quiser, você pode conferir a versão original clicando AQUI.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mecânicas de Combate Diferenciadas

Monstros únicos devem ter uma mecânica de combate única, ou uma condição especial para serem vencidos.  Boa parte do MMORPG Wordl of Warcraft gira em torno de lutas contra chefes com mecânicas de combate diferenciadas. Boa parte dessas lutas, perde um pouco do seu charme se for adaptada para uma mesma de RPG sem o devido cuidado ( talvez os mapas possam ser adaptados mais facilmente para um grid ao estilo do D&D 4ºed.). Ainda assim, o mestre tem deve ter cuidado. Em combates contra uma chefe no WOW, o jogo exige que um determinado grupo siga a risca uma determinada estratégia, o que não é problema algum no MMORPG, já que os jogadores podem tentar enfrentar o mesmo chefe quantas vezes forem necessárias. Mas isso não funcionada da mesma maneira na sessão de RPG. Não faça com que o chefe da masmorra tenha uma única forma de ser derrotado. De aos jogadores formas diversificadas para saírem vitoriosos e deixe espaço para soluções engenhosas e jogadores que pensem fora da ca

100 Itens Mágicos Menores.

Colher de Madeira. Entalhada com a runa que simboliza " comida". Quando inserida em materiais orgânicos ou semi-orgânicos (madeira, terra, sujeira) transforma em algo comestível, ainda que o sabor seja intragável. Amuleto da Esperança. O amuleto brilha com a luz de uma vela, mas apenas quando não existe outra fonte de luz. A luz indica vagamente a entrada da masmorra na qual o portador está. Se segurada com ambas as mãos, as mantem ligeiramente aquecidas. Moeda do orfão. Não pode ser girada se houver mortos-vivos invisíveis perto. Anel do Membro Aventureiro. Se colocado em um dos dedos da mão, o braço inteiro vai desaparecer e retornar depois de 24 horas. Role 1d10: 1- o braço retorna com uma tatuagem, 2- o braço retorna com um ferimento, 3 - retorna com outro anel, talvez um anel de noivado, 4- o braço volta mas o anel desaparece, 5-10 nada acontece. Tem um efeito semelhante se usado na perna. Pó do desaparecimento. Pode deixar os objetos invisíveis, mas o efeito é can

Desbravando os One-Shots: A Arte de uma Aventura em uma Sessão

  Bem-vindos, aventureiros, mestres e narradores de todas as terras! Hoje vamos explorar o emocionante mundo das aventuras one-shot, onde cada sessão é uma história completa, cheia de mistério, intriga e, é claro, muita ação! Você já se viu desejando uma dose rápida de emoção sem o compromisso de uma longa campanha? Ou talvez você seja um mestre que precisa de uma maneira de satisfazer o desejo de seus jogadores por aventura, mesmo quando o tempo é escasso. Bem, uma aventura one-shot pode ser a solução perfeita para você! O que é uma Aventura One-Shot? Como o nome sugere, uma aventura one-shot é uma história completa que pode ser jogada em uma única sessão de jogo. É como assistir a um filme emocionante, onde você entra na história, enfrenta desafios e mistérios, e sai com uma sensação de satisfação por ter completado uma jornada épica. Aventuras em Uma Noite Imagine uma noite cheia de suspense, ação e reviravoltas inesperadas. Essa é a essência de uma aventura one-shot jogada em uma ú