Gancho de Aventura para Mega City
O Guardião Sem Rosto e os Meninos do Beco
Mega City não liga para você.
Nem para os seus heróis, nem para os seus vilões, nem para os seus problemas.
É uma cidade que mastiga e cospe os fracos; uma megalópole tão indiferente quanto as luzes de néon refletidas nas poças dos becos esquecidos de Nova Memphis ou nas vielas abandonadas entre os prédios decadentes de Palladio.
E foi num desses lugares — um buraco esquecido na Cidade das Cidades — que eles surgiram.
Um bando de crianças de rua, invisíveis como boa parte daqueles que respiram (mal) nas franjas da megalópole. Só que, ao contrário de todos os outros que desistiram, elas acreditaram.
Na falta de um super-herói para protegê-las, criaram o seu próprio.
Um monstro. Um mito.
A Lenda Urbana
Não se sabe exatamente como ou quando ele surgiu, mas há quem diga que foi na noite em que a Gangue dos Sete Espinhos incendiou o abrigo onde as crianças se escondiam, ou na noite seguinte, quando um dos órfãos mais velhos foi espancado até a morte por um capanga da Legião Rubra.
Desde então, quem ousa pisar naquele território sem autorização não volta.
O Guardião Sem Rosto é mais do que uma lenda urbana: é uma egrégora viva, moldada pela vontade coletiva daquelas crianças. Uma entidade psíquica com a força bruta da necessidade, da crença e do medo. Um vulto encapuzado, com olhos como lanternas vermelhas no breu, que surge das sombras para esmagar quem ameaça os seus protegidos.
Enquanto eles acreditarem que o Guardião é invencível, ele o será.
Os "Meninos do Beco", como se autodenominaram, são agora uma gangue de justiceiros mirins. Pequenos mestres do parkour, ladrõezinhos de comida, olheiros atentos. Sob a sombra do Guardião, tornaram-se algo mais do que vítimas: são parte de um mito que a polícia e até mesmo os vigilantes de Mega City preferem evitar.
Como usar isso na sua campanha?
Este é um gancho para quem quer encarar Mega City sob um viés sombrios e depressivo. Realçando o seu lado que remete a Gotham City.
Os personagens são contratados pelo Departamento de Polícia, pelo Gabinete do Xerife — ou, mais plausivelmente, por alguém que prefira manter os olhos da lei longe disso — para investigar uma série de ataques brutais contra gangues menores na periferia de Nova Memphis.
As testemunhas falam de "um homem sem rosto que brota da névoa e quebra ossos como gravetos".
Uma das crianças desapareceu — raptada por um dos muitos grupos que veem Mega City como um tabuleiro. Pode ser a Legião Rubra, os Remanescentes do Sindicato Dourado ou um cientista da Megadroide interessado em estudar uma entidade psíquica real.
O sequestro causa um abalo na crença do grupo, e o Guardião começa a falhar: torna-se errático, mais violento, menos humano.
Vilões, Estratégias e Desdobramentos
Um vilão com visão estratégica percebe que, ao minar a fé das crianças, o Guardião desaparece. Assim, ele lança uma campanha de terror psicológico, espalhando boatos e expondo fraquezas. Talvez o próprio vilão seja um ex-psíquico ou um entusiasta das teorias da Sociedade Paranormal de Nova Memphis.
Ou talvez os personagens descubram que o Guardião está se tornando mais do que uma projeção: ele está adquirindo consciência própria, autonomia.
E, ao contrário do que as crianças desejam, começa a agir para "protegê-las", eliminando qualquer um que se aproxime delas, incluindo os heróis.
Mecânica Opcional: A Força da Crença
O Guardião Sem Rosto é um ser cujo poder depende do número de crianças que nele acreditam.
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Para cada criança que mantém a fé inabalável, ele recebe +1 em todos os seus Atributos.
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Cada vez que uma delas duvida, é capturada ou morta, o Guardião perde força.
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Se restarem menos de três crianças, ele começa a se desintegrar ou a enlouquecer.
Em sua forma máxima, o Guardião Sem Rosto é tão destrutivo quanto qualquer super-herói de Super Mega City.
Mas, no fundo, ele é apenas uma ideia.
E ideias são difíceis de matar.
Mas não impossíveis.
Por que esse gancho é Mega City puro?
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Porque Mega City cria heróis — mas ela também cria sobreviventes.
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Porque é um cenário onde até as coisas mais inocentes, como o desejo infantil de proteção, podem transformar-se num pesadelo vivo.
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Porque Mega City é onde se encontram superpoderes, brutalidade nas ruas e o inexplicável andando lado a lado
Se quiser ir além, é possível cruzar esta ideia com elementos de Nova Memphis (para um tom mais sobrenatural) ou mesmo de Super Mega City, imaginando que o Guardião Sem Rosto possa estar despertando para se tornar um super-herói de verdade — ou talvez apenas mais uma entidade destinada à Zona 0 do Torneio das Sombras.
A pergunta que fica para os jogadores:
Não é como enfrentar o Guardião…
…mas se devem enfrentá-lo.
E, se o fizerem, o que acontecerá com as crianças?
Mega City não liga para você.
Mas talvez você devesse se importar com ela.
Ou com os Meninos do Beco.
Ou com o Guardião Sem Rosto.
Ou com o que resta de humanidade nesse lugar.
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